BELO JARDIM - PE
Apresentação  Links   Hoteis em Belo jardim   Fotos   Restaurantes


BELO JARDIM
População 67.485 Homens 32.583 Mulheres 34.902
Área Total(km2) 654 Densidade pop. 103.19

Fonte: IBGE

O município de Belo Jardim se originou da Fazenda Capim. O povoamento intensificou-se por localizar-se perto da estrada de ferro central de Pernambuco; em 1906, com a chegada dos trilhos à área urbana da cidade, o município acelera seu desenvolvimento. Já em 1928, o município de Brejo da Madre de Deus foi desmembrado, criando o novo município de Belo Jardim. Belo Jardim está situado na região Agreste de Pernambuco, a 184 km da capital Recife. É uma das maiores cidades da região. A infra-estrutura de Apoio Turístico da cidade disponibiliza hotéis, bancos, lojas, clubes sociais, agências de viagem, lojas de artesanato, correios, cyber-café, bares e restaurantes típicos. A cidade conta com aeroporto e é atendida por transporte rodoviário pela BR 232.

A economia local é movimentada pelas bordadeiras, que produzem diversas peças, como blusas, toalhas, passadeiras, entre outras. É também importante a produção de balaios, peças em cordas, urupembas e cerâmicas. Turistas de diversos Estados vão a Belo Jardim em busca das peças artesanais - o turismo aquece a economia da região, principalmente no Carnaval e festas religiosas. Outra atividade que impulsiona a economia local é a agroindústria, com maior potencialidade de desenvolvimento para produtos alimentícios.

A cidade de Belo Jardim possui atrativos naturais e culturais bastante convidativos. Entre eles temos a Cachoeira Engenho Tira-Teima, Corredeira da Espalhadeira, a Serra dos Ventos, Serra do Caboclo, além de outras atrações.

Anualmente realiza-se o Jardim Cultural, no mês de setembro, um megaevento com shows de artistas regionais e nacionais, oficinas de arte, exposições, dança, etc. Belo Jardim é também destaque no estado por ser considerada a "terra dos músicos".