Bayeux (pronuncia-se: baiê) é um município do Estado da Paraíba, localizado a seis km da capital João Pessoa, tendo esta como limite a leste e Santa Rita a oeste. Sua população é estimada em mais de 95 mil habitantes. A Ilha do Eixo, ainda parcialmente coberta de manguezais, é parte integrante de seu território e se situa no estuário do Rio Paraíba. Possui uma importante área representativa do ecossistema de manguezal, mostrando-se de grande importância para a preservação da fauna e da flora ameaçadas, mas ainda existentes no estuário do Rio Paraíba. Além de quilômetros de rios navegáveis.

Percebe-se o potencial da região para a geração de renda e empregos com a exploração do ecoturismo (ainda inexplorado pelo município), que conta com facilidades como a proximidade com João Pessoa, facilidade de acesso à própria cidade de Bayeux, rodovias federais e estaduais, o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, o maior do estado. 

O padroeiro da cidade é São Sebastião, há uma festa em sua homengem em 20 de Janeiro. Há festejos para São Pedro ( padroeiro dos Pescadores - mês de Julho), São Bento ( no mês de Novembro) e Nossa Senhora da Conceição ( em Dezembro). Além de manifestações culturais, representadas pelo Cavalo Marinho, Quadrilhas Juninas, Grupos Teatrais, Festival do Caranguejo, Carreata do Fusca , Corrida de Canoas, Comidas Típicas e Artesanatos.

A colonização do município teve seu início devido ao povoamento das cidades vizinhas, João Pessoa e Santa Rita, e Bayeux sofreu a influência da colonização destes locais.

O nome da cidade foi por sugestão do paraibano e fundador dos Diários Associados, o jornalista Assis Chateaubriand, em homenagem a outra cidade francesa, de mesmo nome, que foi a primeira localidade a ser liberada das mãos dos nazistas pelos aliados, durante a Segunda Guerra Mundial.

A maior produção de caranguejo do Estado da Paraíba é localizada na cidade, chegando a produzir 114,7 toneladas, no ano de 1996, o que corresponde a 24,62% da produção estadual.