Santiago Chile Cordilheira AndesSantiago é a capital do Chile e está localizada em um vale próximo a Cordilheira dos Andes. O centro é muito movimentado e possui um trânsito turbulento em algumas áreas, mas em geral é uma cidade organizada, limpa e muito arborizada. Assim como Buenos Aires, é um dos destinos selecionados pelos turistas.

Por causa das proximidades com as montanhas, a temperatura é agradável. Possui o clima mediterrâneo continentalizado. Santiago possui mirantes que proporcionam uma visão panorâmica da cidade, além de uma variedade de opções de lazer.

No centro de Santiago há muita coisa para conhecer em detalhes, mas se a intenção é visitar seus arredores nada melhor do que degustar o vinho chileno, visitar os vinhedos, esquiar na estação de esqui Valle Nevado ou visitar as praias, nos balneários de Viña del Mar e Valparaíso.

Uma dica é começar conhecendo a cidade pela Plaza de Armas, construída no século 16 que fica no centro e também a Catedral Metropolitana, bem como prédios históricos. O rio Mapocho, que atravessa a cidade, é um ótimo indicativo para se guiar ao longo dos atrativos.

Visite o deslumbrante Palácio de La Moneda, sede do governo e depois aproveite para passar no Parque Florestal, bem próximo do local. Os parques estão localizados nas montanhas e deles o turista tem uma bela visão da cidade. É possível subir os morros por meio de bondes, teleféricos ou caminhar. Vale a pena passar por um dos famosos parques, o San Cristóbal, um dos maiores do Chile, cujo topo guarda uma imagem da Imaculada Conceição com cerca de 14 metros.

Outro ponto turístico é o Morro de Santa Lucia, local cheio de fontes, jardins e monumentos e também onde Pedro de Valdívia fundou a cidade em 1541.

A noite em Santiago é badalada com bares, clubes, pubs e boates que fazem a alegria daqueles que adoram saídas noturnas.

Como Chegar

O principal aeroporto de Santiago é o Arturo Merino Benítez (Pudahuel). Companhias aéreas como Gol, TAM e LAN oferecem voos diretos para Santiago do Brasil.

Ao chegar em Santiago do Chile táxi, é uma das opções. É possível também realizar o aluguel de carros ou mesmo optar por ir até o destino utilizando metrô ou ônibus que são opções vantajosas em Santiago.

Melhor Época para Viajar

dezembro a março: verão com muito sol, sendo março um dos períodos ótimos para visitar a cidade, pois os santiaguinos não estão mais de férias.

março a junho: o outono inicia na metade de março e se estende até junho. Como a cidade é muito arborizada, as árvores enfeitam seus gramados de folhas secas. A temperatura começa a cair e um pouco de chuva começa a anunciar a chegada do inverno.

junho a setembro: inverno rigoroso, além de chuva tem muita neve, sendo a principal atração as estações de esqui.

setembro a novembro: as flores enfeitam os dias com a chegada da primavera na metade de setembro.

Onde Ficar

Geralmente, os hotéis estão localizados próximos das linhas do metrô. Redes Hoteleiras importantes estão presentes na cidade, mas caso passe mais de uma semana procure um apartamento para alugar, pois as diárias dos hotéis podem ser altas. As opções mais econômicas podem ser os hotéis do centro, apesar de não ser um local sossegado por causa da quantidade de pessoas e carros que transitam. Mas, se o objetivo é aproveitar a neve e esquiar, procure se hospedar nas estações de esqui.

Pontos Turísticos em Santiago

Palácio de La Moneda

É a sede do governo do Chile, construída com uma arquitetura espanhola colonial. Foi marco do golpe de Estado de 1973 que elegeu Pinochet presidente do país. Uma das atrações do local é a troca de guarda que ocorre às 10 horas em dias alternados. Próximo ao Palácio está o Parque Florestal.

Catedral Metropolitana de Santiago

É uma das mais importantes igrejas católicas do Chile, sendo a sede da Arquidiocese da cidade. Localiza-se em frente a Plaza de Armas e é um dos locais mais visitados pelos turistas.

Mercado Central

Para quem deseja comprar e degustar as delícias do Chile, poderá visitar esse mercado. Comer Centolla e Caranguejo Gigante é uma das tradições. Museu de Arte Pré-Colombiana: para os estudiosos da cultura e dos povos pré-colombianos, o museu é um marco para essas antigas civilizações.

Plaza de Armas

Área construída no século 16 onde estão os prédios históricos e a catedral.

Cerro San Cristóbal

Quem deseja ver Santiago das alturas, esse é um dos principais locais para se visitar. Às vezes a poluição pode impedí-lo de apreciar a paisagem, mas vale a pena. Como atrativos existem o Cerro, piscinas públicas e zoológico. No alto do morro, existe uma capela e a imagem da padroeira de Santiago: Imaculada Conceição.

La Chascona

É a casa do famoso artista e escritor Pablo Neruda. Ele ganhou o Nobel de Literatura em 1971. Localizada no bairro Bellavista, é um museu que retrata um pouco da vida do poeta. Cerro Santa Lucía: é um parque especial com muitos jardins, monumentos, castelo e uma visão panorâmica de Santiago.

Vinícolas

As vinícolas são encontradas nos arredores da cidade e é um dos passeios mais procurados pelos brasileiros. O Chile é um grande produtor de vinho e os turistas se interessam pelas vinícolas de Undurraga e a Concha y Toro. Nos passeios, o viajante conhece como são produzidos e ainda degustam um bom vinho.

Viña del Mar e Valparaíso

São cidades próximas que contagiam os aventureiros, a primeira, tem praias de águas geladas, restaurantes, cassinos e bares. É quase uma colônia de férias ou se preferir um local para passar o verão. Já a segunda, é uma cidade portuária com casas coloridas que oferece uma bela visão do mar.

Cordilheira dos Andes

O cenário que todos se impressionam no inverno desde o momento em que estão no avião são os Andes, uma das formações geográficas lindas da América do Sul.

Estações de Esqui

Nos arredores de Santiago existem estações ótimas para quem quer curtir o esporte o Valle Nevado (indicado para os praticantes de esqui e snowboard), El Colorado, Farrellones (indicado para curtir e brincar na neve) e La Parva.

Onde Comprar

Se deseja sair para fazer compras a rua Alonso de Cordova, o bairro Las Condes, a Avenida Bellavista, bem como o Patio Bellavista, na rua Constitución são opções atraentes para os consumistas.

Restaurantes em Santiago do Chile

A comida do chile é composta por frutos do mar, um maravilhoso vinho chileno. Outra famosa bebida é a Mote con Huesillos, um bebida formada com suco de pêssego. Pratos como mariscos, peixes, principalmente salmão com batatas são comuns no local.

Um dos pólos gastronômicos é o Mercado Central, que possui muitos restaurantes e barracas com os melhores pratos típicos do Chile. Além disso, existe também o bairro Bellavista, em especial o Pátio Bellavista, localizado na Rua Pio Nono. É um dos locais que possui comida e exposições artísticas.

Outros bairros com comidas finas e variadas são o Providencia e Las Condes. No centro existem restaurantes econômicos e também cafés com pernas, que são cafeterias em que as garçonetes servem os clientes de minissaia.

Informações ao Visitante

Idioma Oficial: Espanhol

Moeda: Pesos Chilenos

Embaixada Oficial no Brasil: http://chileabroad.gov.cl/brasil/

Fuso Horário: -1 hora em relação a Brasília.

Documentos Essenciais: O visto não é necessário até 90 dias. Mas será preciso levar Carteira de Identidade em boas condições.