Lima Miraflores PeruLima é a capital do Peru com maior número de habitantes e foi fundada pelo colonizador Francisco Pizarro, em 1535 sobre o vale do rio Rímac. A primeira impressão da cidade peruana pode não ser instigante, mas quando se conhece seus pontos turísticos, a percepção muda. Com diversos hotéis, restaurantes e atrações espalhadas pela cidade, Lima oferece passeios fantásticos.

O povo peruano é simpático e a cidade muito limpa. O meio de transporte mais utilizado pelos turistas são os táxis, eles não possuem taxímetros, portanto será necessário negociar com o taxista o valor mais apropriado. É interessante também já incluir no pacote um táxi ou uma empresa que disponibiliza transfer, isso garante maior conforto e confiança à viagem.

É possível andar nos ônibus metropolitanos que passam por quase todos os pontos turísticos, mas não é recomendado aos visitantes, pois apesar do custo baixo são velhos e lotados. Há muitos visitantes que consideram o trânsito ruim - os motoristas amam apertar as buzinas. Na verdade, ele é turbulento e pode assustar quem está de passagem pela cidade. Há aqueles que para fugirem disso, preferem pegar uma conexão para Cusco e Machu Picchu. Mas é aconselhável conhecer antes o melhor de Lima.

Apesar do céu estar o tempo todo nublado, quase não chove, esse é um dos pontos positivos para conhecer tudo sem esperar pelo tempo ruim. Qualquer época do ano é apropriada para viagens.

Um das atrações de destaque é a Huaca Pucllana, uma linda pirâmide, fruto do passado histórico da região, localizada no bairro de Miraflores, modesto e aconchegante. Outro local é o Monastério de San Francisco e suas tumbas. O Centro Histórico também é um dos destaques e foi considerado Patrimônio Cultural da Humanidade. Outro encanto é o Oceano Pacífico, visto dos enormes rochedos de Lima ganha o coração dos mais tímidos.

A culinária é intitulada uma das melhores do planeta, com variados pratos deliciosos como o ceviche, o frango grelhado e desfiado com pimenta, num prato chamado de ají de galinha e o lomo saltado, um picadinho que reúne filé, cebola, tomate, pimentão e como acompanhamento batata frita e arroz.

Como Chegar

As companhias aéreas que oferecem voos internacionais do Brasil são TAM, LAN e a Taca e o desembarque é feito no Aeroporto Internacional de Jorge Chávez, localizado numa cidade próxima a Lima, Callao.

Melhor Época para Viajar

Qualquer época do ano é apropriada para viagens. Mas o verão é mais agradável, com sol e tempo aberto. Ocorre de dezembro a março. Os aventureiros até podem mergulhar no Oceano Pacífico, mas mesmo sendo quente, as águas são geladas. O restante dos meses são nublados e no inverno, é preciso levar agasalho, pois faz frio. A cidade é fortemente marcada pelas festas religiosas.

Onde Ficar

O bairro de Miraflores e San Isidro são um dos mais procurados pelos turistas para fins de hospedagem. O primeiro distrito é perfeito para casais e famílias, com muitos pontos turísticos próximos, lojas, restaurantes e muito mais. Já Isidro é recomendado para pessoas que estejam viajando a negócio, lá encontram-se embaixadas e seus hotéis tem valor elevado.

Pontos Turísticos em Lima

Para quem vai pela primeira vez para Lima é essencial fazer um city tour de uma empresa para conhecer melhor a cidade. Confira, as principais atrações:

Ruínas de Pachacámac

Nessas ruínas existem diversas construções antigas como templos, praças e pirâmides. Devido a ação de terremotos, atualmente não estão bem conservadas, mas em algumas áreas é possível ver as belezas desse sítio arqueológico.

Huaca Pucllana

É um dos famosos sítios arqueológicos localizados em Miraflores. Há uma grande pirâmide construída de adobe (tipo de tijolo artesanal) que há anos vem passando por restaurações. O surpreendente é que ela está bem pertinho dos edifícios, tornando-a misteriosa. Se deseja conhecer a história e como os antigos povos viviam é só procurar esse local.

Museu do Ouro

É um museu de exposições de peças criadas em ouro de variados tamanhos e finalidades (brincos, roupas, vasos, armas, múmias, facas, dentre outras). Os interessados no museu devem fazer uma visita guiada para terem maior aproveitamento e entenderem a importância das peças.

Museu Arqueológico Rafael Larco Herrera

Considerado um dos mais importantes da cidade, encontra-se no bairro de Pueblo Libre. É ideal para os estudantes e apaixonados por arqueologia e pela cultura pré-colombiana.

Parques de Lima

Existem três parques que se destacam em Lima. O primeiro é o Parque da Reserva, um local cercado por fontes com iluminação colorida que encanta os visitantes. É recomendável passear a noite para ver os shows noturnos realizados pelas fontes que “dançam” de acordo com o ritmo da música. O segundo, é romântico e chamado Parque do Amor, ideal para namorados e aqueles que desejam caminhar à vista do mar. Existe uma estátua de Victor Delfin, chamada O Beijo e também um muro com frases de grandes personalidades peruanas. O terceiro é o Parque Kennedy, em Miraflores, bem florido e cercado por estabelecimentos comerciais.

Centro Histórico de Lima

É uma área extensa cheia de edifícios históricos e de governo. Foi considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. As principais atrações são:

  • Praça das Armas: também chamada de Praça Maior é um dos destaques da cidade. Foi nela que Lima foi fundada por Francisco Pizarro. É o ponto de partida para outras atrações da como a Catedral, a Igreja de São Francisco e o Palácio do Governo.
  • Praça San Martín: encontrada no centro da cidade foi elaborada para a comemoração dos cem anos da independência. É ótima para passear, descansar ou mesmo apreciar o centro de Lima.
  • Catedral de Lima: é uma linda catedral construída em 1535 que possui várias capelas. O corpo de Pizarro, um conquistador espanhol e grande personalidade para a população está nessa Catedral. Há também um museu de arte religioso.
  • Palácio do Governo (Casa de Pizarro): está em frente a Praça das Armas. Ele foi inaugurado em 1938 com uma fachada colonial ideal para fotografias. É também a sede da presidência.
  • Basílica e Convento de São Francisco, o Grande: O convento e a igreja são magníficos. Guardam uma arquitetura incomparável e a história da religião da cidade. Vale a pena visitar o local para ver essa obra de arte - com detalhes no estilo barroco -, catacumbas e cemitério.
  • Palácio Arquiepiscopal: é um prédio histórico próximo a Catedral, tem uma fachada decorada. É a residência do Arcebispo e a sede da Diocese de Lima.

Onde Comprar

Em Miraflores, os turistas que queiram levar lembrancinhas da cidade poderão conhecer o Shopping Larcomar e o Mercado Inca. Do shopping, além das compras, é possível ter uma visão panorâmica do Oceano Pacífico.

Restaurantes em Lima

Os visitantes poderão encontrar restaurantes, principalmente no bairro de Miraflores e Barranco, que servem frutos do mar, peixes, cozidos, risotos, ceviches, lomo saltado e os mais diversos pratos da culinária peruana. Esses bairros também são lugares perfeitos para quem deseja ir a bares, danceterias ou cassinos.

Para quem gosta de frutas, produtos naturais e outros ingredientes da culinária peruana visite o Mercado de Surquillo. Só tome cuidado com seus pertences, pois o local não tem muita segurança.

Dicas de Viagem

  • Ao andar pelas ruas fique atento aos batedores de carteira e aos semáforos, pois muitos motoristas não respeitam o trânsito;
  • Se alugar um carro, tenha cuidado com o trânsito que é turbulento;
  • Saiba os valores das viagens se for de táxi, pois não existem taxímetros em Lima e opte pelos carros mais novos;
  • Se deseja conhecer outras cidades do Peru, o Aeroporto de Lima realiza conexões.

Informações ao Visitante

Idioma Oficial: Espanhol

Moeda: Nuevo Sol

Embaixada Oficial no Brasil: http://www.embperu.org.br/

Fuso Horário: Aproximadamente -2 hora em relação à Brasília.

Documentos Essenciais: O visto não é necessário. Porém, leve todos os documentos pessoais, passaporte e comprovantes para apresentar no embarque. O turista precisa se vacinar contra a febre amarela e apresentar o Certificado Internacional de Vacinação.