Localizada na Vertente Ocidental do Cparáo, a cidade de Entre Folhas, tem uma população aproximada de 6.000 habitantes e dispõe de uma estrutura mínima capaz de atender às necessidades de seus habitantes, tais como água tratada, agência bancária, sistema de telefonia DDD e DDI, etc.

Sua economia se baseia única e exclusivamente na agro pecuária, com destaque para a produção de café e hortifrutigranjeiras. 

Cidade pequena, tem como vizinhas as cidades de Vargem Alegre, recém emancipada, Bom Jesus do Galho, Inhapim, Ubaporanga e Caratinga, município do qual foi desmembrado em 1992, quando se deu sua emancipação política. A despeito deste desmembramento recente, é bastante antigo o distrito de Entre Folhas, datando do século passado sua criação.

Pertencente á Diocese de Caratinga, está situada na Praça. Pe. José Lanzillotti, s/n, centro centro do município. Construção efetuada entre 1930 e 1945, em estilo barroco, com vários quadros de pinturas bíblicas, como os quinze mistérios do terço, as estações da VIA-SACRA, dentre outros. Lanzillott da obra, sendo as pinturas de autoria de Salvador Mantuanno.

Construída pelo povo, representando ainda um patrimônio histórico regional, devido às lindas pinturas, um sino do século passado doado por Dom Pedro II, além de um órgão em 1950. O estado de conservação é ruim, necessitando de urgente restauração.