Volta Grande foi primeiro nome do Município, era um antigo pouso de tropeiros e um pequeno empório comercial de vendedores ambulantes que ali fixaram residência.

Em 1900 o lugarejo ficou conhecido como Ponte Alta devido a uma ponte que existia sobre o ribeirão do Inferno e foi edificada a primeira capela de taipa e cobertura de sapé. No ano seguinte, Ponte Alta ganha categoria de Distrito de Campanha com o nome de Nossa Senhora da Conceição da Ponte Alta. Por volta de 1910 chegou ao Distrito o italiano Angelo Giuseppe Bellato com sua família, que ao saber que em Juiz de Fora habitavam as famílias Caovilla, Baldin e Totti, vindas da região do Vêneto, convidou-as para se mudarem para a Ponte Alta, dando novo impulso ao distrito.

Em 1943 a denominação é mudada para Monsenhor Paulo, nome em homenagem ao Monsenhor Paulo Emílio de Vilhena Moinhos, vigário-geral do Bispado de Campanha, que ia regularmente ao povoado, prestar assistência espiritual. Em 1948, com a liderança de Padre Fernando Salles da Silveira, então vigário de Monsenhor Paulo, o distrito foi emancipado. Popularmente a cidade foi chamada de Caçulinha da Princesa, por ter sido a última a desmembrar de Campanha, conhecida com Campanha da Princesa.