Cidade TimbaúbaTimbaúba, de origem tupi, que significa "árvore de exalação de espuma". Está situada em Pernambuco, distante 98 km da capital do estado, Recife. Tem como limites: ao norte o estado da Paraíba, ao sul Vicência, a leste Ferreiros, Aliança e Camutanga e a oeste Macaparana. Possui uma população de mais de 56 mil habitantes em sua área de 320,57 km².

O início da história da cidade se deu quando as terras do município, que na época pertenciam a Capitania de Itamaracá, foram doadas a Péro Lopes de Souza. A emancipação da vila ocorreu em 1884. Posteriormente foi transformada em município, em 1893.

O bairro mais antigo da localidade é o bairro de Mocós, surgiu em 1821. A bandeira da cidade foi desenhada por Elvira Albuquerque Maranhão, em outubro de 1966. Seu hino, foi escrito pelo maestro Damião e apresenta como estribilho: "Timbaúba altaneira, és formosa e varonil, segue à frente Terra amada, para a glória do Brasil".

As principais atividades econômicas, são agroindústria e indústrias de calçado e artesanato. Os principais produtos produzidos na cidade são: batata doce, banana, mandioca, coco, manga, cana-de-açúcar, feijão, milho, laranja e maracujá. No início, a economia era baseada na exploração do pau-brasil. Além disso, existe na região a Usina Cruangi, uma das maiores empresas da região, fortalecendo o desenvolvimento do local.