A origem de Santa Isabel remonta ao século XVIII, na década de 1770, durante a chamada “corrida do ouro”, época em que ocorreu uma grande migração para Minas Gerais em busca de ouro e outros minérios. Em 1822, Santa Isabel foi elevada à categoria de vila, e apenas 71 anos mais tarde se tornou cidade. Seu nome veio como homenagem à Rainha de Portugal.

Este município do estado de São Paulo, situado a 53 km da capital, apresenta relevo acidentado e é o sexto maior da grande São Paulo, sendo que mais de 80% do território é área de preservação de mananciais. O acesso à cidade pode ser feito através da rodovia Presidente Dutra, SP-070, SP-065 e SP-056. 

Seus principais atrativos são os naturais, por exemplo, com o turismo náutico e ecológico, com destaque para a Cachoeira do Ouro Fino (a 7 km da cidade), Represa e Mirante, mas também são encontrados atrativos histórico-culturais, como as Igrejas. Entre os demais pontos de destaque na cidade, podemos citar a Igreja de Nossa Senhora de Monte Serrat, Igreja Matriz, Igreja Nossa Senhora do Rosário, Capela de São Benedito dos Treze de Maio, Represa do Jaguari, o Zoológico municipal e o Mirante do Monte Serrat. A Represa do Rio Jaguari é um dos pontos de maior destaque, local onde os turistas passeiam de barco, pescam e praticam esportes náuticos.