Ibiúna é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem certos pré-requisitos. Tal status garante uma verba maior para a promoção do turismo regional; e o direito de usar o título de Estância Turística.

 

A cidade é procurada pelo ecoturismo, além de outras atrações, como Cachoeira da Norma, Lage do Descalvado, Represa de Ituparanga, Prainha do Escritório, Cachoeira do Vargedo, Cachoeira da França e Cachoeira da Fumaça, Cachoeira do Murundu e o Parque Estadual do Jurupará (com grande potencial ecoturístico).

Há um grande destaque de atividades voltadas para o espiritualismo; os fiéis em Ibiúna são protegidos espiritualmente pelo São Sebastião das Grutas. Além dos templos e retiros, como a Academia Sul-Americana de Treinamento Espiritual de Ibiúna, Retiro Espiritual Água Santa e Templo Budista Jodoshu NIPPAKUJI de Ibiúna.

Outras áreas de turismo desenvolvido na região são o Turismo Esportivo (Travessia aquática pela federação universitária do Estado de São Paulo, Centro de Treinamento da Yakult, Ibiúna Golf Clube, Trilhas Off-Road), Pesca Amadora, Turismo Rural (Acampamento Toca da Raposa, Furuya Park Pousada e Pesqueiro).

Uma viagem à Ibiúna apresenta várias opções para o turismo. Há atividades e passeios para atrair pessoas com os mais variados gostos.