Praia Grande é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo. A área compreendida hoje pelo município de Praia Grande foi uma das primeiras regiões colonizadas pelos portugueses. A primeira vila fundada pelo explorador enviado pela coroa portuguesa foi justamente a de São Vicente, a qual Praia Grande permaneceu como parte até 1967.

 

Em 1953, o líder local Júlio Secco de Carvalho encabeçou um movimento pela emancipação de Praia Grande. Esse grupo ficou conhecido como "Os Emancipadores". Mesmo com toda a resistência sofrida, os emancipadores conseguiram que fosse realizado um plebiscito na região. Em 1963, o plebiscito foi realizado, sendo que a emancipação foi a alternativa escolhida pela maioria esmagadora da população. Mesmo assim, apenas em 19 de janeiro de 1967, Praia Grande conquistou o status de município. 

A Fortaleza e a exuberante mata atlântica preservada do Morro de Itaipu são um espetáculo à parte de Praia Grande. Possui os fortes Duque de Caxias, Jurubatuba e Rego Barros, marcos da engenharia militar e mirante com vista para a Baía de Santos. E com 22,5 Km de balneabilidade monitorada, Praia Grande possui as praias mais procuradas do Estado: Boqueirão, Guilhermina, Aviação, Tupi, Ocian, Mirim, Caiçara, Flórida e Solemar. A Orla Marítima, circundada por dez mil coqueiros e mais de uma centena de quiosques padronizados, centros de convivência, bancos de descanso, playgrounds e lojas de conveniência em seu enorme e bem cuidado calçadão é um ótimo atrativo de Praia Grande.