Uma fazenda do Império, que deu origem a um pequeno núcleo populacional formado nas terras ao redor, na década de 1930, passou a chamar-se Boa Vista. Em 1943, o município de Boa Vista se desmembrou do estado do Amazonas e passou a ser Território Federal do Rio Branco. Em 1962 houve a mudança de nome de território para Roraima, sendo que em 1988, foi criado o Estado de Roraima.

De clima quente e úmido, apresentando bem definidas duas estações climáticas, ou seja, a estação das chuvas e o verão. Cidade plana, com traçado urbano moderno, planejado nos anos 30 pelo arquiteto Alexandre Dernusson, com avenidas largas e arborização. Com uma área de 5.711 km², altitude de 90 m, fuso horário de 1 hora menos que Brasília e população em torno de 250.000 habitantes.

Sua parte turística compreende a Orla Taumanan com shows ao ar livre, quiosques, belezas naturais. Centro de Turismo Vélia Sodré Coutinho, também espaço para eventos e shows para mais de 8 mil pessoas. Centro Histórico onde se encontra a primeira Igreja. Complexo Ayrton Senna, com 3 km de quadras de variados esportes. Parque Nacional Monte Roraima, com rios, cachoeiras e formações rochosas. Ilha de Maracá; Monte Caburaí; Serra do Tepequem; Pedra Pintada, entre outros.

Grande riqueza também em seus Artesamatos, Folclores, Lendas e uma gastronomia produzida por várias raças e costumes, sendo que a predominância é para a culinária indígena, graças ao seu tempero.