Santa Cruz do Sul é um pequeno município do estado do Rio Grande do Sul, localizado na região do Vale do Rio Pardo. A cidade é a 3ª maior sede mundial da famosa Oktoberfest (perde somente para Munique e Blumenau), além de sediar a ENART, maior evento tradicional gaúcho das américas. Mais recentemente, é também o local onde se encontra o Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul. Nesse autódromo, inaugurado em junho de 2005, com um evento da Renault, já correram as seguintes categorias: F-Renault, Copa Clio, Trofeo Maserati, Pick-Up Racing, Endurance, F-1600, TC-1600, Stock Car V8, Stock Car Light e Nacional de Motovelocidade.

Para acolher turistas, a cidade possui uma boa infra-estrutura para eventos, tendo, inclusive, conquistado o Selo Prioritário para o Desenvolvimento do Turismo. Tem dezesseis hotéis, mais de vinte restaurantes, alguns cafés coloniais, mais de oito pizzarias além de um grande número de bares, oferecendo uma variada gastronomia tanto aos turistas quanto à comunidade local.

Os principais pontos turísticos de Santa Cruz do Sul são a Casa das Artes Regina Simonis, Casa do Turista, Catedral São João Batista, Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz, Country Club, Ginásio Poliesportivo, Igreja Evangélica de Confissão Luterana, Monumento ao Imigrante Alemão, Museu do Colégio Mauá, Parque da Gruta, Parque da Oktoberfest, Parque da Santa Cruz, Parque de Eventos, Praça Getúlio Vargas, Santuário Schoenstat, Túnel Verde e o Skate Parque Municipal.

No setor econômico, o ramo que mais movimenta a economia local vem das plantações de fumo, que trouxe para a cidade inúmeros fabricantes de cigarro e distribuidoras de fumo, como Universal Leaf Tabacos, Philip Morris, Souza Cruz, ATC, Alliance One entre outras. A cidade também possui outros ramos fortes em sua economia, como o comércio e serviços.