A cidade de Santana do Livramento situa-se na fronteira norte do estado do Rio Grande do Sul, integrando a região da Campanha Gaúcha juntamente com outros municípios. A cerca de 498 Km da capital Porto Alegre, esta cidade conta com uma população de aproximadamente 100 mil habitantes.

Santana situa-se sobre o famoso "paralelo 31", com terras e clima propícios para a produção de frutas, principalmente uvas. Além da natureza exuberante, este munícipio também possui uma história cultural marcante. Ainda na estrada, é possível avistar o Cerro de Palomas; um dos principais cartões postais do município. Mais ao centro do município encontramos a estação férrea desativada, que recebe visitantes que buscam conhecer o prédio histórico; e, ainda ao centro, está o Parque Internacional, símbolo de integração com Rivera. Mais afastado da cidade, a 10 km da sede, encontra-se o Parque Ibirapuitã, uma área de preservação ecológica.

Sua economia está baseada no comércio, agricultura, pecuária e vinicultura. Devido à sua proximidade com a vizinha cidade de Rivera, no Uruguai, sua economia foi prejudicada devido aos free shop e ao mercado informal. A ligação binacional formada por esses dois municípios é denominada Fronteira da Paz. 

A região também oferece aos visitantes turismo rural com passeios e roteiros temáticos por estâncias, museus e charqueadas. A Costa Doce e o Pampa Gaúcho, duas das mais belas regiões do Rio Grande do Sul, também pertencem ao município. Entre os monumentos e locais turísticos da cidade também temos o Obelisco Internacional (possuí os escudos de ambos países e um relógio marcando as horas de cada país, a Praça General Osório, Casa de Nelson Gonçalves, Almadén, Porto Seco, Cerro de Palomas, além de museus e parques. E os principais eventos da cidade são o Festival Internacional de Pandorgas (pipa, cafifa, papagaio), Desfile Gaúcho de vinte de setembro, Festa de cordeiro e vinho, Festival de música Nativista Martin Fierro, entre outros.