Colinas situa-se às margens do Rio Taquari e cercada por belas colinas, essas aliás que deram origem ao nome da cidade. Colinas valoriza muito a natureza, tendo em suas ruas canteiros e jardins que recebem um colorido especial das flores. Essa cidade de colonização alemã, ainda preserva hábitos e costumes da cultura germânica. Como as casas em estilo enxaimel, essas típicas construções ainda são preservadas nos casarões antigos e influenciam também as novas construções. 

Nas festas a influência alemã também é bastante perceptível, desde as decorações até a língua germânica que é falada entre os participantes. Ocorre em eventos como o Blumentanzfest ou Baile das Flores, que reúne grupos de danças típicas de várias regiões do estado gaúcho, recebendo a visita de pessoas de várias regiões. Outras festas tradicionais como os Festivais de Corais, o Kerb, a Festa do Município e a Noite Natal Luz.

Colinas pertence ao estado do Rio Grande do Sul e está a 125 km de Porto Alegre. Com uma população de aproximadamente 2.500 pessoas e uma área de 57,25 km², tem como atividade econômica o cultivo de milho e soja e a pecuária.