Sarandi, nome originado da flor que crescia às margens de um riacho afluente do Rio Passo Fundo, situa-se ao norte do estado do Rio Grande do Sul. Possui uma população de mais de 19 mil habitantes, clima temperado e área de 342,86 km².

A hidrografia do município conta com os seguintes rios: Rio da Várzea, Rio Bonito e Rio Turvo. Os solos predominantes na região são: latossolos profundos bem adrenados, com alto teor de argila e de coloração avermelhada e parte com latossolos escuros e rasos. A vegetação da mesma é predominantemente de florestas araucárias e latifolheadas.

Os primeiros habitantes destas terras foram provenientes da Revolução Federalista de 1893 e aqui se instalaram nas matas, como fugitivos. A exploração do local só teve seu início em 1919. A região foi colonizada por alemães e italianos em 1917, sendo emancipada em 27 de junho de 1939.

Sarandi é considerado "Pólo Industrial da Região". Seu setor comercial supre as necessidades do mercado local e regional e seu setor agropecuário produz o sustento do povo e angaria divisas para nosso Município e Estado.

O turimo em Sarandi oferece ótimas opções de compras, excelentes hotéis e restaurantes, vinho de primeira qualidade, ali produzido e a hospitalidade que lhe é peculiar.