Em uma altitude de 971 m acima do nível do mar, o Município de Vacaria está localizado a nordeste do estado do Rio Grande do Sul. Sua população é de aproximadamente 65 mil habitantes. O Clima Subtropical é acentuado devido à altitude, com temperatura entre 22ºC e 11ºC no verão, e no inverno em torno de 10ºC a 2ºC, sendo comuns as geadas . A menor temperatura já registrada foi de -10ºC.

O acesso ao município é fácil, sendo cortado pelas rodovias BR-116, BR-285 (faz a ligação com a Argentina e RS) e BR-122; além da rede ferroviária nacional. Tais estradas favorecem a economia da região. Vacaria responde por 22% da colheita nacional de maçãs, sendo a segunda produtora do País. Outra fonte da economia vem do transporte de cargas. Ainda alimentam a economia a produção de grãos, frutos silvestres, pecuária, madeira e exportação de flores, que desponta como uma importante fonte econômica.

A cidade apresenta também atrativos que incentivam a chegada de novas empresas, como isenção de impostos municipais por até cinco anos; Terraplanagem; Transporte de Terra; fornecimento de cascalho; entre outras a combinar.

Dentre os eventos, Vacaria aparece como sede do Rodeio Crioulo Internacional, importante manifestação do folclore e cultura gaúchos. Outras atrações dessa cidade são a histórica Fazenda do Socorro, a Catedral de Pedra de Nossa Senhora da Oliveira, Atelier Livre, o Mercado Público, o Centro de Artesanato e a Casa do Povo e o Museu Público Municipal. Há ainda as atrações naturais com seus belos cenários. Entre elas encontramos o Vale do Rio Pelotas e o Parque das Cachoeiras.