Monte Alegre é um município do estado do Rio Grande do Norte, na região metropolitana de Natal, localizado na microrregião do Agreste Potiguar. A distância até a capital é de 51 quilômetros. Possui uma população de mais de 21 mil habitantes e sua área territorial é de 210 km², tendo assim uma densidade demográfica de 105,7 hab./km². Os nascidos na cidade são chamados de montealegrense. A localidade chama-se Monte Alegre desde o fim do século XIX.

O início da história da região se deu a partir da existência de atividades agrícolas e pecuárias. A localidade ganhou o apelido de Bagaço devido ao dono de um engenho de cana-de-açucar, que sem se preocupar com os resíduos da cana, espalhava os bagaços restantes das moagens pelos arredores da povoação.

Em 1905, foi construída a igreja, novas moradias e escola. Grandes safras foram colhidas e a fartura existia na mesa do povo. A cidade estava crescendo. A localidade ganhou o título de distrito em 1938, pertencendo a São José de Mipibu e finalmente em 1953, tornou-se município.