Município criado em 31 de Dezembro de 1943, somente em 1947 teve o seu primeiro prefeito eleito por voto popular. Superando as atividades agropecuárias, de pouca expressão econômica, coisa pouco comum na maioria dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro, com área territorial de 468,3 km², o parque industrial de Duque de Caxias é significativo, mesmo aos domingos, o centro urbano poderia ser comparado a um grande mercado, tal o volume de seu comércio, com as ruas sempre congestionadas.

Washington Luís inaugura em 28 de Agosto de 1928, a Estrada Rio-Petrópolis que, atravessando a cidade, seria um importantíssimo fator de desenvolvimento da mesma. Em 1940 teve início a construção da Fábrica Nacional de Motores, que deveria produzir motores de aviões mas como Sociedade Anônima passou a fabricar um tipo de caminhão pesado, o FNM, popularmente conhecido como "Fenemê". Na década de 70, Duque de Caxias tornou-se "Área de Segurança Nacional", só recuperando sua autonomia, efetivamente, com as eleições de 15/11/1985. 

Aproveitando a privilegiada posição do município, próximo das principais rodovias brasileiras: Linha Vermelha, Amarela, Presidente Dutra, Washington Luiz e Avenida Brasil, Empresas de vários segmentos têm se instalado em Duque de Caxias, levando seus produtos facilmente para grandes centros consumidores: São Paulo, Minas Gerais e Sul do Brasil.