Península que parece uma ilha, sofisticado balneário com uma agitada vida noturna com mais de 20 praias, aproximadamente 8 km. de extensão e uma população em torno de 20.000 habitantes, banhada pelas correntes marítimas da Antártida e do Brasil.
Búzios oferece praias de mar calmo e águas quentes e as de mar aberto, com algumas enseadas e águas um pouco mais frias.
Teve origem em uma pequena vila de aldeia de pescadores que no passado foi povoada por piratas franceses e de tráfico de escravos. O nome oficial é Armação de Búzios, dos tempos em que servia como ponto de apoio à caça de baleias, no século XVIII.
À noite, o movimento toma conta da Rua das Pedras, no centro, que tem pouco mais de 600 metros, e Búzios com certeza não seria a mesma sem ela. É onde se encontra as lojas, restaurantes, bares, shows, boates, festas, e uma verdadeira passarela repleta de turistas.
Durante o dia, praias, passeios de barco, mergulho, pescarias, caminhadas ecológicas e surf são algumas das alternativas.
Graças a uma lei de 1979 a cidade possuí um estilo arquitetônico próprio, as construções não podem ultrapassar 2 andares.