A cidade de São Gonçalo no estado do Rio de Janeiro já fez parte do município de Niterói. Em vários desmembramentos emancipou-se definitivamente. Já no meado do século XX iniciou seu desenvolvimento cujo parque industrial era o mais importante do estado e chamada de Manchester Fluminense. Decorrente do término da segunda guerra mundial transformou sua produção e expandiu bastante seus negócios. Na sua jurisdição encontramos grandes firmas como Carrefour, Makro, Extra entre outros e mais recentemente conta com um grande shopping na rodovia Niterói-Manilha, o São Gonçalo Shopping Rio.

Ocupa o terceiro lugar em população e uma situação econômica privilegiada pela proximidade do Rio de Janeiro, da região dos lagos, serrana, fácil acesso tanto a praias como regiões internas. Faz parte dos municípios limites da baía da Guanabara, com projetos para uso de transportes por barcas e metrô. Encontra-se em estudo a instalação de polo petroquímico e refinaria da Petrobrás. A rede de ensino conta com bons grupos e colégios, bibliotecas, cinemas, teatros. Conta também com agências de correio, bancárias e bons hotéis. Bem cotado na construção civil. Transporte de massa bem estruturado, tanto local como com outras cidades. Vem obtendo melhorias na pavimentação de suas ruas e praças.

Quanto ao turismo se destaca no vôo livre com aproveitamento de área junto a um vulcão extinto, local de vista agradável e onde existem estudos para a criação de um parque científico, com intuito de explorar os resquícios das lavas vulcânicas. Também a prática de vôo livre como Asa Delta, paraglider e parapente está ocorrendo no maciço de Itaúna. A visitação da Baía de Guanabara está em estudo em várias de suas ilhas no entorno de São Gonçalo.