Fica na chamada Costa Verde, aproximadamente a 150 do km Rio de Janeiro, cidade com monumentos históricos, em suas ruas laterais longe do porto. Você encontra o convento Nossa Senhora do Carmo, que forma um conjunto em área de frente para o mar, com a praça General Osório, tombada em 1970 pelo SPHAN e a Igreja da Ordem Terceira do Carmo. Em suas cercanias fica o Chafariz Marquês de Herval.
Revitalizando a área encontramos o Mercado Municipal. O Colégio Naval cujas obras tiveram início em 1911, no governo de Hermes da Fonseca, foi construído em área que a Câmara Municipal cedeu à Marinha, com vistas à construção de um colégio militar.
A cidade de Angra dos Reis é conhecida desde o descobrimento do Brasil e causou interesse aos portugueses pelas maravilhas que ali eles encontravam. Portugal enviou uma esquadra de 3 navios para mapear a costa do novo país e Américo Vespúcio fazia parte da tripulação. Ficou tão encantado com o que vira que acabou deixando de relatar mais pormenores sobre o lugar pensando que não teria crédito em sua descrição. Coincidiu a chegada dessa esquadra com o dia de Reis, 6 de janeiro. Suas 365 ilhas, além de milhares de praias, em plena mata atlântica compunham o mapa do lugarejo que era habitado por índios e escravos. Em 1608 passou a se chamar Vila dos Reis Magos da Ilha Grande. Ela se tornou principal exportadora de ouro vindo de Minas Gerais e Café do Vale do Paraíba, tendo também uma importante atividade canavieira. O seu apogeu sofreu com o fim do tráfico de escravos e a queda da produção cafeeira. No século passado, na década de 50, foi construído o Estaleiro Verolme e a instalação pela Petrobras de um terminal de desembarque de petróleo. Depois, por volta de 1970, vieram as usinas atômicas de Angra I e II. A área do município é de 626 km² no continente e 193 km² no total de suas ilhas.
A cidade está situada num belo recanto atravessado pela rodovia Rio Santos que oferece magníficas vistas ligando a Mata Atlântica ao oceano. Fica próximo de outras cidades voltadas ao turismo e de ótimas praias, deleite de verão para grande parte de brasileiros, mormente residentes na cidade de São Paulo. A Ilha Grande que integra o município de Angra dos Reis é um verdadeiro capítulo a parte, por sua história, tamanho, belezas, visita obrigatória e águas sempre límpidas. O que dizer de suas praias, irresistíveis.