Bom Jesus do Itabapoana localiza-se no estado do Rio de Janeiro, na divisa com o Espírito Santo. Situado às margens do Rio Itabapoana, a cidade tem uma área de 599,4 km² e uma população aproximada de 34 mil habitantes.

No passado a localidade era chamada de Campo Alegre e começou a ser povoada quando em 1842, na busca de terras para a agricultura, Antônio José da Silva Neném veio de Bom Jesus da Vista Alegre, em Minas Gerais. Depois vieram outros mineiros com seus escravos formando assim o povoado, que devido à proximidade com o Rio Itabapoana, teve o seu nome mudado para Bom Jesus do Itabapoana, em homenagem ao lugarejo de Minas Gerais.

O Rio Itabapoana é o local de fonte de renda dos pescadores e o lazer de todos os moradores da cidade. No percurso do rio existem algumas cachoeiras de grande beleza, como a da Fumaça do Inferno onde encontra-se a Usina Hidrelétrica Franca Amaral e a do Rosal que é a maior do município, com 2 saltos de aproximadamente 80 metros de altura.

Bom Jesus do Itabapoana possui outras atrações como o Cachoeirão que é cercado pela Serra do Bálsamo e pela Serra do Cachoeirão, e com uma vegetação local abundante. E o Lago da Cidade que tem um formato arredondado e é circundado por um calçadão que serve para a prática de exercícios.

A religiosidade da cidade é apreciada na Igreja Matriz Senhor Bom Jesus do Itabapoana, construída no século XIX, tem uma de suas torres chegando a 22 metros de altura, e por dentro é toda decorada com temas do Novo Testamento. No Morro do Calvário que no alto do seu cume tem uma pequena capela, a Capela de Fátima, construída em 1899, do local se tem uma bela vista panorâmica de Bom Jesus do Itabapoana.