Gravatá é um município do estado de Pernambuco, localizado a 85 km da capital Recife; mais precisamente, no Agreste pernambucano, na microrregião do Vale do Ipojuca, zona de transição entre a Mata e o Agreste. Sua população estimada é de aproximadamente 71 mil habitantes. Destaca-se por um clima agradável (média anual de 24°C) e pelas habitações, muitas com arquitetura européia.

Suas principais atividades econômicas são a agricultura (abacaxi, milho, algodão, batata doce, tomate, tangerina, feijão, banana, mandioca, morango), o comércio varejista e a pecuária; sendo conhecida como importante pólo moveleiro do Estado.

O Turismo da região é bastante desenvolvido, principalmente para os fins de semana quando ocorrem eventos, a população sobe de 70 para 120 mil pessoas. Entre esses eventos, encontramos a conhecida Festa de Reis no segundo domingo de janeiro; no mês de fevereiro, blocos fazem a semana pré-carnavalesca; as Festividades de Frei Damião em maio; o São João em Junho e assim segue, tendo atrações o ano todo.

Além das festividades, temos outros atrativos, como o Alto do Cruzeiro, Pólo Moveleiro, Estação do Artesão, Memorial da Cidade, Banho de Dona Nadir e Cachoeira da Palmeira.