A região iniciou com as atividades extrativas do Pau-Brasil e em grande quantidade que deixou o local bastante destruído. A ordem era enviar tudo para o Reino. Paralelamente foi explorada a terra com o plantio de cana-de-açúcar e criando os primeiros engenhos, demandando daí muitos braços para tocar as lavouras. Os índios, indolentes que eram, não serviram para o trabalho e partiram para compra de escravos, que também fugiam muito em razão dos maus tratos de seus senhores, formando os kilombos.

Conhecida como a Capital do Forró e Princesinha do Agreste, a cidade possui o maior centro de arte figurativa das Américas, sendo um verdadeiro celeiro de artistas. A Feira de Caruaru é um complexo de 40.000 m², tida como a maior Feira Livre do mundo, porque lá se encontra de tudo. Luiz Gonzaga já cantou que lá tem de tudo do mundo. O São João na cidade é comemorado por 30 dias consecutivos tornando-se por isso a maior festa popular do país.

Devido aos hotéis bastante diversificados você pode se hospedar com economia, ficando próximo de onde se queira. Os restaurantes servem charque com jerimum, macaxeira, cuscuz de milho, manteiga de garrafa, entre outros. Para chegar lá pode-se ir de avião ou rodovia, que tem fácil condução. Muito bem servida de atrações que ocuparão as horas de folga.