Colonos caboclos e descendentes de imigrantes eslavos iniciaram o povoamente da cidade de Cascavel. Quando o ciclo da erva-mate estava extinto, colonos sulistas migraram para a região e fizeram a derrubada de árvores para formar lavouras de cereais e criação de suínos. Em 1952, a cidade foi elevada a município e no auge do ciclo da madeira, tornou-se um dos maiores pólos econômicos do Estado do Paraná.

O nome, curiosamente, acredita-se que foi em decorrência de que um grupo de colonos pernoitavam próximo ao rio e foram acordados com o barulho de um ninho de cascavel. A área do município é de 2.100,105 km², com uma altitude de 781 m., localizada no oeste do estado, ficando distante da capital 500 km.

Seus pontos turísticos são de bom número e se destacam: Catedral de N. S. Aparecida que veio a ser padroeira Oficial do município e cujo teto foi caprichosamente projetado pelo arquiteto Gustavo Gama Monteiro, que teve como motivo a imagem de Nossa Senhora Aparecida; vários Parques e Praças; Avenida Brasil que atravessa a cidade; o Autódromo Internacional de Cascavel.

Destaca-se pelos seus centros médicos especializados, dentre eles os Hospitais Gênesis, N. Sra. de Salete e o Instituto da Visão.

Os hotéis que se destacam da cidade, dentre outros, são: Bourbon; Deville; Copas Executive; Copas Verde e Querência.