A cidade de Salinas fica ao norte de Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha, localizada a cerca de 680 km da capital, Belo Horizonte. É econhecida como a capital mundial da cachaça, com reconhecimento dos seus produtos por todo o mundo. Essa fama se justifica pela cidade ter a maior produção per-capita de cachaça do mundo. São pelo menos 150 fabricantes da bebida existentes nessa cidade. Sua cachaça é produzida artesanalmente em alambiques de cobre e envelhecida em tonéis de bálsamo e uburama por no mínimo dois anos.

As marcas mais conhecidas da bebida produzida na cidade são a Boazinha, Havana, Asa Branca, Java, Salineira, Lua Cheia, Meia Lua, Paladar, Salicana, Monte Alto, Seleta, Jucurutubana, Beija-Flor, Indaiazinha, Barra Viva, Peladinha, Puricana, Cachoeira e Havaninha.

Ainda relacionado-se à bebida, Salinas é sede do "Festival Mundial da Cachaça de Salinas". Este festival serve para divulgar e fortalecer a imagem do município como importante região produtora de cachaça artesanal de qualidade.

Tamanha fama tem elevado o valor das cachaças produzidas na cidade para o mercado brasileiro. Por conta disso, algumas marcas chegam a ser constantemente falsificadas.