Viçosa encontra-se entre as Serras da Mantiqueira, do Caparaó e da Piedade, na região da Zona da Mata, no estado de Minas Gerais. É conhecida como uma cidade universitária, abrigando o campus da Universidade Federal de Viçosa e é considerada como um dos mais importantes centros de estudos agronômicos da América Latina.

O município tombou algumas construções históricas como o Balaústre, a Casa da Avenida Bueno Brandão, Casas da Rua Gomes Barbosa, o Colégio de Viçosa Escola Coronel Antônio da Silva Bernardes, Escola Edmundo Lins, as estações ferroviárias Central e a de Silvestre, o primeiro hospital da cidade e a Igreja de Nosso Senhor dos Passos. Além do Edifício Arthur Bernardes que é tombado pelo IEPHA.

Viçosa é terra-natal de Artur Bernardes, presidente do Brasil entre os anos de 1922 e 1926. Ele iniciou a sua carreira polítca como vereador na cidade em 1906, também foi eleito deputado federal e presidente do estado de Minas Gerais, até se tornar presidente da república. Em sua homenagem, na cidade há a Casa Arthur Bernardes, um palacete da década de 20, que tornou-se um museu e reúne em seu acervo peças e documentos relacionados com os fatos históricos da vida do Presidente Arthur da Silva Bernardes.

O município tem em seu território diversas áreas verdes localizadas no Campus da Universidade, como Belvedere que é uma reserva de proteção ambiental com trilhas para caminhadas na mata; o Bromeliário que possui uma grande quantidade de bromélias, para educação ambiental e pesquisa; o Horto Botânico, o Mirante das Bandeiras e o Recanto das Cigarras. Além de outras reservas que ficam foram do Campus como a Mata do Paraíso e a Mata da Represa.