Coliseum Coliseu RomaRoma localizada às margens do rio Tibre, é capital da Itália e guarda um passado histórico riquíssimo que perdura até a atualidade. É uma metrópole bastante movimentada é cheia de atrativos turísticos, por causa de seu enorme poderio durante séculos. A Fontana Di Trevi, o Coliseu, o Vaticano, uma cidade-Estado que é a sede do catolicismo bem como outros pontos são rotas obrigatórias e atrativos que podem ser conhecidos ao caminhar ou andar de bicicleta tranquilamente na Cidade Eterna, assim como também é conhecida. Não é muito recomendável ir de táxi ou alugar um carro, pois o trânsito é turbulento.

Além de visualizar suas maravilhas, os visitantes podem conhecer restaurantes com as famosas massas italianas, cafés, praças, fontes e tudo aquilo que a cidade tem de melhor.

Uma das dicas para quem deseja visitar Roma é ter como ponto de partida o Coliseu, depois caminhar pela Via dei Fori Imperiali, é uma via construída por Benito Mussolini, ver o Fórum Romano, as ruínas do Mercado de Traiano e depois passar pelo Altare della Patria, conhecido também como Olivetti ou bolo de noiva. São vários monumentos que realçam as belezas da cidade.

Melhor Época para Viajar

dezembro a março: é um período bem frio e os visitantes devem se preparar levando casados apropriados para o inverno.

abril a junho: temperatura agradável, por causa da primavera. É o melhor período para caminhar sem se cansar pelas ruas de Roma.

julho a agosto: calor intenso e um dos períodos mais movimentados em Roma. É um período em que os romanos saem para a praia e locais mais apropriados para não ‘morrer’ de calor. Nesses meses, é comum ver as pessoas tomando banho na famosa Fontana Di Trevi.

setembro a novembro: as temperaturas também são agradáveis por causa da chegada do outono. No final de novembro, as temperaturas começam a cair.

Como Chegar

Grande parte dos voos internacionais chegam no aeroporto Leonardo da Vinci, que fica em Fiumicino. Eles partem das principais capitais do Brasil, em companhias aéreas como Low Cost (Easyjet e Ryanair, por exemplo). Existe outro aeroporto o Ciampino, mas ele recebe aviões particulares. Para chegar até o centro, os visitantes poderão pegar um táxi ou o trem até a Stazione Termini (a principal estação ferroviária romana), uma das opções mais econômicas.

Onde Ficar

Existem várias opções de preços de hotéis na cidade. Mas, se a visita for feita pela primeira vez, é importante procurar hotéis próximos ao Centro Histórico e das principais praças como a Campo de Fiori, Espagna e Piazzas Navona. Existem alternativa de acomodações Bed and Breakfast (BNB), um tipo de alojamento muito apreciado com quarto e café da manhã.

Pontos Turísticos em Roma

Em Roma, existem muitas atrações disponíveis e será preciso tempo para apreciar cada ponto da cidade. O turista poderá adquirir o Roma Pass que é um cartão que oferece benefícios, descontos, entradas gratuitas a museus, transporte público e muito mais.

Coliseu

Esse monumento é um dos mais famosos e sua construção teve início no ano 72 d.C., pelo imperador Vespasiano. Para ir até ele, vá para Piazza del Colosseo. Essa arena grandiosa já chegou a comportar milhares de pessoas que iam assistir a massacres de seres humanos, batalhas entre gladiadores dentre outros conflitos. Outros monumentos próximos que podem ser visitados são o Arco de Constantino e o Monte Palatino.

Fórum Romano

Edificado no fim do século VII a.C, foi um dos locais que abrigavam os órgãos do Estado responsável pela vida cívica e econômica de Roma. Atualmente, existem apenas suas ruínas e vale a pena visitar também o Templo de Antonino e Faustina, de Vesta, a Basílica de Massenzio e o Arco de Septimius Severus. É recomendável contratar um guia para explicar cada detalhe do local.

Basílicas

A Basílica de São Pedro, no Vaticano é uma das mais famosas e belíssimas construções de Roma. Com praça de mesmo nome, foi fundada no ano de 324 pelo imperador Constantino. Essa obra-prima teve sua cúpula idealizada pelo artista Michelangelo. No interior, esculturas como a famosa Pièta, o Baldaquino e o túmulo do Apóstolo Pedro são expressões fascinantes. É nele em que está localizado o túmulo do Papa João Paulo II e de vários outros papas em grutas.

Fontana Di Trevi

Fontana Di Trevi RomaDiariamente, a Fontana di Trevi está a disposição para apreciação dos turistas. Quem deseja estar livre das multidões procure os melhores horários para visitá-la, como pela manhã, bem cedo, ou a noite. Seu nome significa Fonte do Trevos, sendo a escultura parte da fachada de um prédio com várias estátuas, em que uma delas é o deus Netuno em uma charrete conduzida por cavalos-marinhos. Há uma lenda que diz que se forem jogadas moedas na fonte seu retorno a Roma é garantido. Ela está localizada próxima à Via del Corso, uma rua indicada para a realização de compras.

Panteão

O templo dos deuses, localizado na Praça da Rotonda, no centro de Roma é um monumento imponente que sobreviveu ao tempo. Seu interior possui cerca de 43,40m de diâmetro e possui uma abertura, como se fosse um olho, por onde entra ar e luz. Estão enterrados no Panteão pessoas importantes como Raffaello, o pintor e Vittorio Emanuelle II, o primeiro rei da Itália.

Museus

Os museus de Roma são vivos e guardam a arte de várias civilizações. O acervo encontrado nos Museus do Vaticano foram sendo guardados pelo Papa Julio II, no século XVI. No museu estão obras de arte de Rafael, Leonardo da Vinci, Giotto, Van Gogh e muitos outros artistas. Outra opção é o Castelo Sant'Angelo às margens do Rio Tibre que foi construído como um túmulo para o imperador Adriano e a família. Possui uma prisão, estátuas magníficas, o apartamento papal e muito mais. Outros museus famosos são os Museus Capitolinos e a Galleria Borghese.

Villa e Galleria Borghese

É um belo parque com fontes, rio, estátuas, zoológico, entre outros. A Galleria Borguese é uma das principais atrações do parque que guarda obras artísticas de grandes artistas.

Piazza di Spagna

No português Praça da Espanha, é outro local magnífico de Roma. É procurada pelos turistas para comprar produtos de marcas famosas além de visitar a Escadaria de Espanha, ver a igreja Trinità dei Monti e a fonte Barcaccia, idealizada por Pietro Bernini. Além dela existem outras praças famosas em roma como a Piazza del Popolo, a Piazza Venezia, a Piazza Navona, a Piazza del Campidoglio, dentre outras.

Onde Comprar

Dentre os locais mais procurados para a realização de compras diversas estão o Campo de Fiori, a Piazza di Spagna, a Via del Corso, a Via Condotti e a Porta Portese.

Restaurantes em Roma

Em qualquer área de Roma pode-se degustar os bons pratos da culinária italiana. Em Campo de Fiori, por exemplo, local em que o filósofo Giordano Bruno foi executado em 1600, existe uma praça com uma feira e várias opções de estabelecimentos gastronômicos.

Para os que gostam de pizza, existem casas que oferecem fatias. Outra opção são os cafés que além da bebida oferecem doces e pães. Os pratos típicos preferidos dos romanos são Bruschetta, Flor de Abobrinha (Fiori di Zucca Fritti), sopas diversas e massas de todos os tipos.

Informações ao Visitante

Idioma Oficial: Italiano

Moeda: Euro

Embaixada Oficial no Brasil: http://www.ambbrasilia.esteri.it/

Fuso Horário: Acréscimo de aproximadamente 5 horas em relação a Brasília.

Documentos Essenciais: O visto não é necessário, mas é preciso levar todos os documentos pessoais e comprovantes que deverão ser apresentados no ato da viagem.