Estado do Tocantins

Apresentação   Cidades   Links 


Informações sobre o Tocantins
População   Homens   Mulheres  
Área Total(km2)   Densidade pop. 0.00 
Fonte: IBGE
Tocantins está localizado na Região Norte do Brasil e faz parte da Amazônia. Limita-se com os estados do Pará, Maranhão, Piauí, Bahia, Goiás e Mato Grosso.

Área Total: 278.420,7 km quadrados.

Sua capital: Palmas, uma cidade planejada que começou a ser construída em 1989, já conta com mais de 150 mil habitantes.

A capital tem um forte potencial para o turismo. No Estado é quem melhor dispõe de infra-estrutura urbana, hoteleira e de serviços necessários para o setor.

O aeroporto, operado pela Infraero, tem capacidade para pouso e decolagem de aeronaves de grande porte, contando com vôos diários para Brasília, Goiânia, Belém, São Luiz e outras importantes cidades brasileiras.

Palmas, como última cidade planejada do século 20, por si só já é um grande atrativo. Contudo, a exemplo do resto do Estado, predomina a vocação para o Ecoturismo. Conta com belíssimas cachoeiras de acessos fáceis como na reserva do Lajeado, uma área de aproximadamente 1.050 Km2 , que apresenta relevos extremamente variados e áreas de grande interesse biológico para a manutenção da fauna e dos sistemas ecológicos da região.

De julho a setembro, época de chuvas intensas na região do litoral brasileiro, é verão em Palmas. Nestes meses, a cidade oferece a Praia Graciosa com uma vasta extensão de areia, às margens do rio Tocantins, estruturada para atender o turista em todos os aspectos.