Estado do Rio de Janeiro

Apresentação   Cidades   Links 


Informações sobre o Rio de Janeiro
População 13.406.379  Homens 6.447.672  Mulheres 6.958.707 
Área Total(km2) 43.910  Densidade pop. 305.00 
Fonte: IBGE
O Rio de Janeiro está localizado no sudeste do Brasil, a região mais rica e mais dinâmica do País, e oferece fácil acesso ao maior mercado consumidor da América do Sul. Cartão-postal do País, o Estado do Rio de Janeiro possui uma beleza incomparável, com grande diversidade de climas e paisagens, além de intensa vida cultural, que proporcionam excepcional diversão à população e aos turistas.

O Estado do Rio de Janeiro ocupa a segunda posição na economia do País e apresenta a taxa de crescimento mais expressiva dos últimos anos em relação aos principais estados da região Sudeste do Brasil. O Produto Interno Bruto (PIB) estadual, segundo a Fundação CIDE, atingiu R$ 88.265 bilhões, ou seja, 12,9% do PIB brasileiro em 1996. Se fosse um país, o Rio de Janeiro seria o quarto maior da América Latina em valor de produto real, atrás de Brasil, Argentina e México.

Cartão-postal do País, o Estado do Rio de Janeiro possui uma beleza incomparável, com grande diversidade de climas e paisagens, além de intensa vida cultural, que proporcionam excepcional diversão à população e aos turistas e atrativas oportunidades de investimento no Estado.

Além da cidade do Rio de Janeiro, internacionalmente conhecida, o Estado possui uma irresistível variedade de recursos turísticos, sendo que cada cidade oferece uma surpresa.

No interior, municípios serranos como Petrópolis, Teresópolis, Itaipava, Nova Friburgo e Itatiaia apresentam temperaturas amenas em amplas áreas verdes, vasta gama de hotéis e restaurantes, além dos encantos próprios da cultura local, fortemente influenciada por imigrantes suiços e alemães. O litoral, conhecido por sua beleza, estende-se por 636 Km, estimulando a realização de esportes náuticos e permitindo as melhores opções de lazer à beira-mar: as praias e ilhas tropicais de Angra dos Reis, a atmosfera selvagem da Ilha Grande, as atrações históricas de Parati, o sol o ano todo em Cabo Frio, a agitada vida noturna de Búzios e Cabo Frio, dentre outras.

Todos esses lugares estão a menos de três horas da cidade do Rio de Janeiro, uma das mais conhecidas do mundo por sua beleza natural. O inconfundível Pão de Açucar, o Cristo de braços abertos observando as famosas praias como Copacabana e Ipanema do alto do Morro do Corcovado, e a maior floresta urbana do mundo, a Floresta da Tijuca, a cidade do Rio tem tudo para oferecer aos turistas. Mas a cidade não é apenas para se ver. As atrações incluem além da exuberante natureza, excelentes opções gastronômicas, grandes parques de diversão, variedade de atividades noturnas, museus e a história local, além de grandes espetáculos de futebol no Maracanã, o maior estádio do mundo. Para completar, o charme e o humor do carioca são um dos pontos fortes da cidade, o que pode ser conferido em conversas informais nos bares de esquina, em passeios pelas ciclovias à beira-mar, em shows musicais, na festa de Reveillon e no delírio do carnaval.

O Plano de Turismo da cidade do Rio de Janeiro aponta 1.609 pontos com forte potencial turístico. Deste total, 70% são recursos culturais (museus, igrejas, centros culturais, restaurantes, entre outros) e 30% naturais (parques, praças, mirantes e praias). No centro da cidade o espaço que vai do Museu de Arte Moderna até a Casa França-Brasil concentra a área com maior número de casas de cultura e museus por metro quadrado no País.

O Estado do Rio de Janeiro oferece excelentes oportunidades para expansão do Turismo, atraindo eco-turistas e amantes do sol, entusiastas do esporte e pesquisadores em busca de história e cultura.

Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro