Estado do Piauí

Apresentação   Cidades   Links 


Informações sobre o Piauí
População 2.673.176  Homens 1.310.255  Mulheres 1.362.921 
Área Total(km2) 252.379  Densidade pop. 11.00 
Fonte: IBGE
Estado em que o interior é mais desenvolvido que o litoral. Sua capital, Teresina, é a única do Nordeste que não esta as margens do Oceano Altlântico. Seu litoral é pequeno. São 66 Km de praias de águas mornas e coqueirais. O rio Parnaíba, que durante quase todo seu curso separa o Piauí do Maranhão desagua no Oceano formando o magnífico Delta do Parnaíba, com cerca de 80 ilhas que se espalham pelos canais. O estado ocupa uma área heterogênea, apresentando características de cerrado, da Amazônia e do Nordeste semi-árido. Seu solo é muito antigo, rico em achados pré-históricos e inscrições rupestres.

Parnaíba

Segunda cidade do Estado, a 366 Km de Teresina, com significativa infra-estrutura urbana e turística.

. Praia da Pedra do Sal - No litoral, a 15 Km do centro da cidade de Parnaíba; caracteriza-se por imensas rochas que invadem o mar, dunas a babaçuais ao fundo.

. Lagoa do Portinho - com 10 Km de extensão, é cercada por dunas exuberantes e manguezais.

Em Luis Correia

Praias de Luis Correia, do Coqueiro e da Atalaia - praias belíssimas, de águas claras, fácil acesso e cercadas de inúmeros bares e restaurantes.

São Raimundo Nonato

A 650 Km ao sul de Teresina, pesquisadores identificaram grande concentração de sítios pré-históricos, alguna possivelmente datados de 40 mil anos.

. Parque Nacional da Serra da Capivara, na Serra da Capivara, único Parque Nacional com ecossistema típico de caatinga. . Fundação Museu do Homem Americano (Missão Franco Brasileira de Pesquisa), o Parque foi tombado pela UNESCO como Patrimônio Histórico da Humanidade, pois inscrições rupestres, fósseis e utensílios pré-históricos fazem do local um dos mais importantes achado arqueológicos da atualidade.

Oeira

Antiga capital do Estado, 319 Km ao sul de Teresina, tombada como patrimônio histórico. Nela encontramos o mais importante conjunto arquitetônico e acervo de objetos do barroco do Piauí.

Delta do Parnaíba

Um verdadeiro santuário ecológico, em cerca de 80 ilhas e ilhotas, cercadas de igarapés e manguezais. Algumas ilhas são ainda virgens, todas cobertas de coqueirais e dunas. A maior ilha, a Grande de Santa Isabel, pode ser alcançada através de moderna ponte sobre o Rio Igaraçu, ligando-a à Cidade de Parnaíba.

Fonte: EMBRATUR