Estado de Minas Gerais

Apresentação   Cidades   Links 


Informações sobre Minas Gerais
População 16.673.097  Homens 8.259.252  Mulheres 8.413.845 
Área Total(km2) 588.384  Densidade pop. 28.00 
Fonte: IBGE
Minas Gerais não é apenas um Estado do Brasil. Minas é um estado de coisas! Minas é um estado de espírito! Um jeito único, diferente do resto! Um jeito calado, prudente, cismado, desconfiado, mas que no fundo esconde a gente mais amiga, sincera e hospitaleira deste Brasil.
Gente que faz bem feito; que não dá ponto sem nó; que trabalha em silêncio; que não perde o trem e dorme no chão pra não cair da cama.

Povo que se orgulha de sua História; que tem liberdade como lema (libertas quae sera tamen) e que ama sua terra - As mil e uma Minas - conforme lembrou Guimarães Rosa.
Com uma superfície de 587.172 Km2 - pouco maior que a França - Minas Gerais se destaca entre os Estados Brasileiros como o mais extenso conjunto de terras elevadas do País, onde se destacam o Pico da Bandeira, na Serra do Caparaó (2.897 m) e o Pico das Agulhas Negras, no Maciço do Itatiaia (2.797 m).

As incursões em seu território iniciaram-se no Séc. XVI e tiveram como principal motivação a extração do ouro e das pedras preciosas, razão do nome do Estado.

Rico em recursos naturais e paisagísticos, o território mineiro foi cenário de significativos acontecimentos históricos, como a Revolta de Vila Rica (1.720) e a Inconfidência Mineira (1.789), entre outros.

Minas Gerais cultiva com carinho os testemunhos desse passado, representado principalmente por suas cidades coloniais e igrejas barrocas, edificadas e ornadas pela genialidade de artistas como o Aleijadinho e Mestre Ataíde.

Isso sem se descuidar do presente e do futuro, pois Minas é hoje um dos Estados mais desenvolvidos do Brasil, com sólida base industrial e agricultura variada e produtiva.

Cultura e História, clima e águas minerais: eis os atributos turísticos mais importantes de Minas. O Circuito Histórico, compreendendo cidades do séc. XVIII, com uma atmosfera que lembra os tempos do Brasil-Colônia, e o Circuito das Águas, com suas fontes hidrominerais de fama internacional, possuem infra-estrutura turística de alta qualidade.

Mas em cada rincão do território, em cada cidade ou lugarejo, no contato com a gente simples, discreta e amiga, estão reservadas novas descobertas que fazem o atrativo dessa terra e apaixonam aqueles que tem a felicidade de a conhecê-la e de compreender em que consiste a mineiridade.

Fonte: Turminas