Estado do Amazonas

Apresentação   Cidades   Links 


Informações sobre o Amazonas
População 2.389.279  Homens 1.200.109  Mulheres 1.189.170 
Área Total(km2) 1.577.820  Densidade pop. 2.00 
Fonte: IBGE
Amazonas é o maior Estado do Brasil, tendo como Capital Manaus, principal Portão de Entrada para a Região Norte.

O Estado do Amazonas teve sua época áurea no tempo dos Barões da Borracha. O produto, trabalhado em meio à floresta amazônica, movimentava todos os portos do Estado, em vultuoso comércio de exportação através do Porto de Manaus, construído em 1907, com docas flutuantes que facilitam o transbordo das cargas dos navios de menor calado que percorrem os rios.

Com o declínio da produção da borracha, o Governo Federal criou o Porto Livre visando incentivar a criação de indústrias, no Estado, e promover o desenvolvimento da região.

O Estado do Amazonas é ao mesmo tempo o mais baixo e o mais alto Estado do Brasil. Nenhum outro apresenta elevações que ultrapassem a altitude do Pico da Neblina (3014 m), nem tão grande extensão de terras baixas, a menos de 100 metros de altitude.

A quase totalidade do Estado está compreendida na planície amazônica, sendo que 97% estão nas chamadas "terras firmes" e 3% nas "várzeas".

Do seu território extraem-se borracha, castanha do pará, cacau, essência de pau-rosa, óleo de copaíba (cicatrizante, entre outras utilidades), guaraná natural (com produção para exportação), mandioca, milho, feijão.

A juta e a pimenta-do-reino, levadas pela imigração japonesa, são hoje importantes produtos de exportação.

O manganês e o ouro são os principais produtos minerais. As indústrias textéis, de alimentos, refinaria de petróleo, beneficiamento de borracha e castanha, e a prensagem da juta completam a produçào do Estado.

O regime das chuvas é a base do conceito popular de estações do ano: estação chuvosa, inverno e estação seca, verão. Os dias são sempre quentes, mas as noites são frescas.

Na Região Amazônica são encontrados o Parque Nacional da Amazônia, o Parque Nacional do Jaú e o Parque Ecológico de Janauari.

Alguns livros que falam do Estado do Amazonas: "O Vale do Amazonas" de Tavares Bastos, "História da Amazônia" de Peregrino Junior, "Cobra Norato" de Raul Bopp, e os encantadores albuns da artista inglesa Margareth Mee, com preciosas ilustrações da flora amazônica. Data histórica: 1 de janeiro de 1852, Instalação da Provincia do Amazonas.

Fonte: EMBRATUR