Cana AcuçarO povoamento de União dos Palmares começou em final do século XVI, com a chegada de negros fugindo dos engenhos de açúcar. Nessa época, os negros chegaram à Serra da Barriga e lá instalaram a sede do conhecido "Quilombo dos Palmares". Esse quilombo é famoso e conhecido como o último núcleo de resistência escrava das Américas; surgiu na década de 1580 e teve fim em 1695, com a morte do seu principal lider, Zumbi. Nomeada oficialmente como "União dos Palmares" em 1944, esta cidade do estado de Alagoas, conta com cerca de 30 mil habitantes. É também uma cidade pólo dessa região da zona da mata alagoana, banhada pelo Rio Mundaú.

Centro Coruripe AlagoasA povoação de Coruripe nasceu em conseqüência da elevação de uma capela, e por estar localizada em um vale muito próspero. Começou a se destacar mais do que a vila à qual estava subordinada. Em meados do século XIX, teve início o seu desenvolvimento e prosperidade. Em 1866, Coruripe se tornou vila, além de também se tornar sede do município. Foi desmembrado do seu município apenas o povoado de Poxim, porém, em 1891, foi novamente anexado a Coruripe.

CoraisCom belas praias e piscinas naturais, Maragogi está localizada no estado de Alagoas, na região dos corais. A cidade possui uma área total de 335 km² e uma população de aproximadamente 24.600 habitantes.

Igrejas HistóricasMarechal Deodoro, recebeu esse nome em homenagem ao proclamador da república do Brasil , que nasceu naquela cidade. Por possuir um grande valor histórico, o município é tombado pelo Patrimônio Histórico. A cidade possui diversas igrejas históricas como o Convento e a Igreja de Santa Maria Madalena, Igreja de Nossa Senhora do Amparo, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Igreja de Nosso Senhor do Bonfim e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Jarros de BarroLocalizada no centro do estado de Alagoas, destaca-se como o principal centro comercial da região sertaneja. Com uma área de 351 km², fica a 128 km. de Maceió, com um dos climas mais saudáveis do estado. O povoado data da metade do século XIX, porém foi emancipada em 1924.

Artesanato CerâmicaMaceió vem da língua tupi, MAÇAYÓ ou MAÇAIO-K e quer dizer "aquele que tapa o alagadiço", fundada por volta de 1609, situada na faixa costeira do Nordeste, entre a Lagoa Mundaú e o Oceano Atlântico, com área terrestre aproximadamente de 500 Km2, dos quais, 112 Km2 compõem sua área urbana. Sua população é de aproximadamente de 884.320 habitantes.

Delmiro Gouveia é uma cidade do estado de Alagoas, localizada na Mesorregião do Sertão Alagoano, Microrregião Alagoana do Sertão do São Francisco e está a 256 metros acima do mar. Clima quente e seco, com cerca 45.000 habitantes. O município tem quase todo seu territóro compreendido no polígono das secas. Limita-se com os estados de Sergipe, Bahia e Pernambuco, além de outras cidades de Alagoas. Seu relevo é predominantemente plano, com algumas ruas de pouco declive. Está a cerca de 6 quilômetros do Rio São Francisco.

Santana do Ipanema é a principal cidade do sertão alagoano, na sua micro-região e meso-região Sertão Alagoano; estando situada a aproximadamente 207 km de distância da capital estando a 250 m acima do nível do mar. Com criação datada do ano de 1875, a cidade cresceu bastante, contando, hoje, com uma população estimada em cerca de 50 mil habitantes.

Campo Grande é um município que fica localizado no sudoeste de Alagoas, surgiu em 1800 com a chegada de colonizadores que construíram pequenos sítios e casas na região.Seu nome foi originado a partir das belas planícies que ofereciam boas pastagens, ideais para a criação de gado e ovelhas e os seus campos tinham grandes proporções.

São Miguel dos Campos foi descoberta por navegadores portugueses no ano de 1501, quando teriam explorado todo rio São Miguel. Esta cidade fica localizada no interior de Alagoas, com população estimada de 50 mil habitantes, sendo hoje conhecida como "a cidade do forró". Este município fica a cerca de 63 Km da capital alagoana, sendo interligada através das rodovias AL-101 e BR-101. São Miguel tem posição privilegiada, por ser passagem obrigatória para a paradisíaca Praia do Gunga, na cidade de Roteiro.

A primeira sede de Rio Largo foi Santa Luzia do Norte. Conta-se que um cego estabelecera-se ali, no século XVII, e recobrara a visão, em razão desse milagre, foi dado ao local o nome de Santa Luzia, que é um dos mais antigos aglomerados urbanos de Alagoas e chegou a ser o mais importante povoado das margens da lagoa do norte e do rio Mundaú. Em 1633, durante a guerra holandesa, os Batavos incendiaram Alagoana e marcharam contra Santa Luzia, encontrando forte resistência. A Cidade foi libertada e pouco sofreu.

A emancipação de Viçosa, assim como a de Alagoas, se deu de forma bastante pacata e pacífica. Se deu em outubro de 1831, através de um decreto imperial que criava a vila. Em 1890, foi elevada a cidade, porém na época da ditadura Getulista perdeu a posição, voltando à categoria de cidade apenas em 1949.