Tower Bridge Ponte Torre LondresCom um toque imperial, Londres, uma das cidades mais influentes da Inglaterra e também do Reino Unido, é cercada por paisagens clássicas e também diferentes.

Possui um ar ora romântico e artístico, ora moderno ou boêmio. Passear por Londres é como estudar história. Diversas galerias e museus, sendo os famosos o British Museum, o National Galley e o Tate Modern, comprovam isso. A propósito William Shakespeare foi e é um dos ícones artísticos do mundo, sendo umas das figuras populares em Londres, principalmente no teatro que ganhou o seu nome, o Shakespeare’s Globe. Há a liberdade também para assistir a musicais, teatros, filmes ou comprar um bom livro.

Além disso, outra atração da cidade é visitar os estúdios e locais projetados para o filme do Harry Potter. A estação King's Cross, por exemplo, ganhou até a plataforma 9 ¾, onde os turistas tiram fotografias segurando um carrinho na passagem secreta para ir a Hogwarts.

Londres é cheia de atrativos, visitar o Hyde Park, um dos principais parques, andar por suas ruas de Big Bus, os tradicionais ônibus vermelhos de dois andares e passar pelo Big Ben, no palácio real é encantador. Vislumbrar a cidade através da London Eye, a grande roda-gigante é um privilégio. Como rota turística inclua também a Abadia de Westminster, local em que reis são coroados e sepultados desde o século XI e também o local em que o príncipe William e Kate Middleton se casaram. Outro destaque é o Palácio de Buckinghan.

Existem muitos brasileiros que fazem intercâmbio em Londres para conhecer a cidade, estudar nas melhores universidades do mundo (como Oxford, Cambridge, Manchester, etc.), adquirir uma experiência nova no exterior, ter uma maior fluência no idioma, maiores oportunidades na carreira e ainda aproveitar as melhores atrações da cidade.

Como Chegar

A TAM e a British Airways são companhias aéreas que disponibilizam voos diretos do Brasil para Londres. O principal aeroporto para desembarque é o Heathrow, aproximadamente 24 km até o centro. Os meios de transporte utilizados para se locomover até o centro são o trem ou tube (metrô).

Com uma ótima rede de transportes públicos, considerada uma das melhores do mundo, tem meios de transporte que transitam pelas principais áreas de Londres como atrações, aeroportos e outras estações. Outra opção são os táxis, chamados de Black Cabs.

Melhor Época para Viajar

dezembro a março: no inverno, sendo os dias mais curtos são ótimos períodos para conhecer museus, galerias, teatros e fazer compras.

março a maio: sendo uma dos melhores períodos para ir a Londres, a primavera também é chuvosa, mas a temperaura é agradável e os jardins ficam magníficos.

junho a agosto: As temperaturas podem variar, o calor é intenso, por causa do verão.

setembro a novembro: O outono se aproxima devagar, e as folhas só começam a cair em outubro, as temperaturas começam a cair. Vento e chuva podem acompanhar essa estação do ano. Ótima época para caminhar no parque.

Onde Ficar

Londres é uma cidade luxuosa e portanto reúne hotéis de alto padrão oferecendo os melhores serviços para os clientes. Mas, existem também aqueles mais simples e confortáveis, além de albergues, apartamentos ou quartos para alugar, que poderão atrair a todo tipo de público.

Para os visitantes, o ideal é procurar hotéis próximos das atrações e também das linhas do metrô. Áreas como Hyde Park, Notting Hill, Bayswater, Westminster, Hammersmith, Kensington, dentre outros.

Pontos Turísticos em Londres

Abadia de Westminster

Com uma fama internacional, a Abadia é uma igreja importante e com uma riquíssima decoração. Possui arquitetura no estilo gótico do século 11 e teve como principais eventos coroações, casamentos reais (como do príncipe William e Kate em 2011), memoriais e sepultamento de personalidades como por exemplo Isaac Newton, Charles Darwin, Charles Barry e a Rainha Elizabeth I.

Palácio de Westminster

Palácio Westminster Big Ben Londres

O  Palácio de Westminster, também conhecido como Casas do Parlamento, encontra-se próximo ao Rio Tâmisa e a Abadia de Westiminster. Era o palácio em que a família real morava. Atualmente é a sede do parlamento, dividida em duas casas legislativas, a Casa dos Comuns e a Casa dos Lordes. Construído na Idade Média, foi quase destruído em alguns períodos da história, mas após reformas ganhou um toque gótico e a torre do relógio Big Ben. Ele é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO.

Big Ben

É um sino localizado na torre do relógio do parlamento britânico, seu nome original é Great Bell que significa Sino Grandioso e encontra-se em Westminster.

Palácio de Buckingham

É o palácio real em que reside a monarquia britânica, também é a sede administrativa da Casa Real Britânica. A Rainha Vitória foi a primeira a residir em Buckingham, em 1837. Possui 775 quartos e obras em exposição para o público de julho a setembro. Os visitantes podem visualizar os tesouros reais, esculturas de Canova e Chantrey, móveis finos e porcelanas lindíssimas de Sevres, as pinturas de Rembrandt, dentre outros atrativos. A principal atração que acontece no palácio é a Troca de Guarda, quando os soldados trocam o turno.

Tower Bridge (Ponte da Torre)

É uma ponte famosa que foi considerada uma construção avançada para época de sua construção, inaugurada em 1894. Ela tem aproximadamente 42 metros de altura e possui uma vista incrível do rio Tâmisa e da cidade. É próxima a estação do metrô de Tower Hill e está localizada entre os distritos Southwark e Tower Hamlets.

London Eye

Localizada em South Bank, em Westminster, é uma das maiores rodas-gigantes do mundo. Com aproximadamente 135 metros de altura, possui uma visualização incrível da cidade de Londres. Ela é formada por cabines que comportam até 25 pessoas, são refrigeradas e possuem o formato oval.

Torre de Londres

Foi construída por Guilherme, o conquistador, um duque da Normandia que dominou a coroa inglesa em 1066. Ela está do lado norte do rio Tâmisa no centro da cidade e guarda inúmeros segredos e lendas intrigantes sobre fantasmas que são contadas para os turistas.

Museu Britânico

Aberto diariamente é um museu que guarda a história e as diversas culturas do mundo. Localizado no distrito de Holborn, contém milhões de objetos interessantes da pré-história, do antigo egito, do oriente médio e outras partes do mundo.

Museu de História Natural

Um grande museu de Londres com esqueletos de dinossauros e espécies pesquisadas por Darwin. Aquário de Londres: famoso aquário, considerado um dos maiores da Europa, fica no centro de Londres e possui diversas atrações com animais marinhos. Além dessas atrações, o turista tem diversas outras opções de pontos turísticos na cidade.

Onde Comprar

Como a moeda do país é uma das mais caras, uma dica para o visitante é tomar cuidado com o que compra para não voltar com dívidas. Procure pedir descontos e viajar em meses em que os produtos estão em liquidação como janeiro e julho. Uma opção de local é a Avenida Oxford Street, localizada no bairro de Westminster, uma das mais visitadas da Europa.

Para quem gosta de produtos de grife, basta passar pela Bond Street. Para os descolados, o mercado Camden Market, no bairro Canden Town, uma feira ao ar-livre que funciona aos finais de semana. Outro opção é o Portobello Market.

Para os amantes da música, em Baker Street existe uma loja com artigos dos Beatles.

Restaurantes em Londres

A cidade não é muito famosa pela sua culinária, mas revolucionou com a vinda de imigrantes tendo como principais pratos o fish and chips (peixe e batatas) e as comidas dos pubs que oferecem tortas e cerveja. Existem outras alternativas como os fast-foods, as comidas indianas, asiáticas, caribenhas, vietnamitas, chinesas, árabes, dentre outras.

Uma das tradições londrinas é o chá da tarde. Vale a pena parar para esse momento e experimentar esse serviço nos hotéis.

Informações ao Visitante

Idioma Oficial: Inglês

Moeda: Libra Esterlina

Embaixada Oficial no Brasil: http://www.ukinbrazil.fco.gov.uk/pt

Fuso Horário: Acréscimo de aproximadamente 4 horas em relação a Brasília

Documentos Essenciais: Até 90 dias não é necessário o visto