Rua Augusta Baixa LisboaA simpática cidade de Lisboa em Portugal é o palco dos descobrimentos, vítima de um terremoto em 1755 sobreviveu ao tempo. Na capital portuguesa, tomar um café com um delicioso pastel de Belém ou ver o rio Tejo e a cidade de cima do Castelo de São Jorge é uma das atividades que podem ser realizadas no local.

É possível visitar a maior parte dos pontos turísticos fazendo uma simples caminhada, mesmo com tantas ruas íngrimes em Lisboa. Para os mais acomodados é possível pegar os bondinhos para realizar esse trajeto. No centro da cidade, existem os bairros Baixa Pombalina, Chiado, Alfama e Alto, locais rodeados por edifícios históricos, praças antigas, restaurantes e bondes que levam o turista aos principais pontos da capital.

É um cenário apaixonante onde a música e a poesia se encontram nas noites vividas com muita festividade e um bom vinho português. Igrejas antigas e museus retratam com um certo charme o passado de Portugal.

Como Chegar

O principal aeroporto que abastece a cidade é o Aeroporto de Portela (LIS) que fica a poucos minutos do centro, na Alameda das Comunidades Portuguesas. As principais companhias aéreas que oferecem voos de várias cidades do Brasil são a TAP, a TAM e a Ibéria.

Para se locomover pela cidade e visitar pontos distantes do centro, o visitante poderá ir de metrô ou trem. Muitos preferem fazer uma caminhada.

Melhor Época para Viajar

dezembro a fevereiro: o inverno se aproxima e as temperaturas caem.

março a maio: com a primavera, a temperatura é agradável e é um período de baixa temporada.

junho a setembro: é o melhor momento para visitar Lisboa, pois ocorrem várias festas, principalmente em junho com as Festas dos Santos Populares. São meses quentes por causa do verão e também período de alta temporada.

outubro a novembro: outono em Lisboa, com temperaturas agradáveis.

Onde Ficar

A região do centro e também as avenidas Rossio e Liberdade são locais onde estão concentrados muitos hotéis. Os bairros Chiado e Baixa Pombalina também possuem lindos e aconchegantes hotéis e albergues. 

Pontos Turísticos em Lisboa

Os visitantes tem muito o que fazer em Lisboa, em qualquer ponto da capital portuguesa, existem lugares que retratam a sua história. Veja:

Castelo de São Jorge

É um castelo que já sofreu disputas e possui muitas histórias e lendas. De cima de suas muralhas é possível ver uma linda paisagem de Lisboa. Nele estão guardados parte da história da cidade, bem como um bairro islâmico do século XI, jardins lindos e miradouro.

Elevador de Santa Justa

Localizado na rua de Santa Justa, foi projetado por Raoul Mesnier com uma estrutura de ferro e criado de acordo com os princípios da arte neogótica. Foi inaugurado em 1902.

Torre de Belém

A Torre está às margens do Rio Tejo, no bairro de Belém e é um dos mais famosos monumentos de Lisboa. Já teve várias finalidades dentre elas de ser um farol, uma central de telégrafos, uma prisão, etc. Foi construída de forma estratégica para a defesa da barra de Lisboa. Atualmente, é um Patrimônio Cultural da Humanidade e sua imagem já apareceu em várias latas de azeite do mundo.

Mosteiro dos Jerônimos

É uma construção que foi iniciada no reinado de D.Manuel I, em 1501. Possui uma igreja grandiosa chamada Santa Maria Belém e os túmulos de Luís de Camões, Vasco da Gama e outras personalidades. O Mosteiro está na Praça do Império, em Belém.

Padrão dos Descobrimentos

Padrão Descobrimentos LisboaÉ um monumento famoso construído na década de 60 com forma de navio e várias esculturas de pessoas famosas. Existe nele uma área de exposições, um mirante e uma rosa dos ventos na entrada.

Ponte 25 de Abril

É uma ponte suspensa cerca de 70 metros do rio Tejo e foi projetada pela mesma empresa responsável pela ponte Golden Gate de São Francisco.

Sé de Lisboa

É uma catedral imponente, cuja construção foi iniciada em 1150, após a expulsão dos mouros da região, local que antes era uma mesquita.

Panteão Nacional

É uma construção com estilo barroco que demorou aproximadamente 300 anos para ser construída, guarda alguns túmulos de grandes personalidades.

Museus 

Dois museus que se destacam em Lisboa são o Museu Nacional da Arte Antiga, cercado por obras de arte portuguesas e da Europa do século XIV ao XIX e o Museu Nacional dos Coches, muito visitado pela sua famosa coleção de carruagens, coches, carrinhos de passeios e outras preciosidades que faziam parte da vida dos reis.

Zoológico de Lisboa

Zoológico localizado no centro da cidade com vários espetáculos realizado por animais como golfinhos, aves, leões-marinhos, répteis e muito mais. O visitante também pode ver os animais andando com o Zoocars e se divertir no parque de diversões Animax.

Oceanário de Lisboa

É um belíssimo aquário localizado no Parque das Nações. Nele, os visitantes são surpreendidos com as maravilhas da vida marinha como pinguins, lontras, arraias, tubarões, dentre outros animais.

Arco da Rua Augusta

O arco está na área norte da Praça do Comércio, na Rua Augusta e possui miradouro com vista para o rio Tejo, a ponte 25 de abril, a sé e outros monumentos. Existem exposições no interior no arco, bem como esculturas famosas.

Igrejas

As igrejas famosas em Lisboa são a Igreja de São Roque, construída na segunda metade do século XVI, cujo arquiteto fora Afonso Álvares; a Igreja de São Vicente de Fora, localizada no bairro Alfama, teve esse nome por causa do padroeiro da cidade na época em 1173. Possui em seu interior azulejos na parede do século XVIII e a Basílica da Estrela.

Restaurantes em Lisboa

O prato tradicional desta culinária é o bacalhau com batatas, mas existem outras opções. Tavernas ou botequins (tascas) podem ser encontrados em Alfama e restaurantes mais requintados no Parque das Nações e na Doca de Alcântara.

Nesses estabelecimentos, pode-se consumir o famoso prato chamado de percebe, um crustáceo degustado pelos portugueses. Outros pratos famosos são a alheira (linguiça produzida com carne, alho e gordura de porco), polvo, queijo, pastéis diversos, e bebidas como vinho do porto e ginjinha.

Informações ao Visitante

Idioma Oficial: Português

Moeda: Euro

Embaixada Oficial no Brasil: http://www.embaixadadeportugal.org.br

Fuso Horário: Acréscimo de aproximadamente 3 horas em relação a Brasília.

Documentos Essenciais: Passaporte válido. O visto não é necessário se o turista for passar um período de 90 dias, mas é preciso levar todos os documentos pessoais e comprovantes que deverão ser apresentados no ato da viagem.