VOTUPORANGA - SP
Apresentação  Links   Hoteis em Votuporanga   Fotos   Restaurantes


VOTUPORANGA
População 69.863 Homens 34.427 Mulheres 35.436
Área Total(km2) 423 Densidade pop. 165.16

Fonte: IBGE

Fundada em 1937, Votuporanga tem nome de origem tupi-guarani, que significa "brisas suaves", como é chamada carinhosamente pelos moradores, ou "bons ares". A história desse município está ligada ao ciclo econômico do café. Votuporanga está localizada na região noroeste do Estado de São Paulo a 525 metros de altitude, a 86 km de São José do Rio Preto e a cerca de 520 km da capital do Estado, São Paulo. Esta cidade conta com cerca de 85 mil habitantes. Seu relevo é predominante plano e o solo tem fertilidade de média a alta. O clima é subtropical úmido com média anual de 24°C, podendo variar de 37°C a 10°C. Votuporanga é banhada pelo Rio São José dos Dourados e pelos Córregos do Marinheiro, Boa Vista, Paineiras e Queixada.

O progresso da cidade veio, principalmente, devido à agricultura. Desde sua fundação, a cidade se tornou grande produtor de café, algodão, milho, feijão, arroz, banana, maçã e mandioca; e, na pecuária destacou-se, na criação de bovinos e suínos. Com a implantação da antiga Estrada de Ferro Araraquarense, a economia da cidade foi impulsionada. O escoamento da produção agrícola foi facilitado, e promoveu o crescimento da cidade.

Com a crise do café, decadência da economia cafeeira e conseqüente aumento da urbanização o mercado de trabalho foi prejudicado na indústria e na construção civil. Atualmente, a economia baseia-se num grande e produtivo pólo moveleiro, considerado um dos maiores do Brasil. O comércio e a agricultura também são destaques na região.