UBERLÂNDIA - MG
Apresentação  Links   Hoteis em Uberlandia   Fotos   Restaurantes


UBERLÂNDIA
População 438.986 Homens 216.313 Mulheres 222.673
Área Total(km2) 4.116 Densidade pop. 106.65

Fonte: IBGE

A ocupação da região denominada no Triângulo Mineiro, antes conhecida como Sertão da Farinha Podre, foi a partir do século XIX. O Triângulo que antes pertencia à Província de Goiás até 1816, passou então para a Província de Minas Gerais. Após o desbravamento dos bandeirantes, João Pereira da Rocha, foi o primeiro a fixar-se nas terras. Ali se instalou a sede das sesmarias que foi denominada por Fazenda São Francisco, dando origem assim a atual Uberlandia.

O prédio onde se encontra hoje da Biblioteca Municipal era a capela e ao seu redor funcionava o primeiro cemitério local. Próximo, surgiram as primeiras casas do arraial de Nossa Senhora do Carmo e São Pedro do Uberabinha que, em 1929, recebeu de João de Deus Faria o nome de Uberlândia, que significa terra fértil.

O processo de urbanização acelerou-se devido à atuação de alguns ilustres personagens. A construção da estrada de ferro foi de extrema importância para o progresso da cidade e hoje é considerada como a terceira maior do Estado de Minas Gerais.

Com uma economia predominantemente industrial, seguida pelo setor de serviços e também marcada pelo agronegócio, Uberlândia está em contante crescimento e desenvolvimento. A cidade também é conhecida pela presença de boas universidades.

O seu belo patrimônio histórico faz com que o seu turismo seja algo permanente, além de possuir belas paisagens que constam de cartões postais da cidade, como as cachoeiras. Em suas áreas de lazer observam-se as belezas do Cerrado, com sua vegetação baixa e árvores peguenas, onde se pode encontrar também animais típicos desta vegetação.