SÃO PAULO - SP
Apresentação  Links   Hoteis em Sao paulo   Fotos   Restaurantes


SÃO PAULO
População 9.839.436 Homens 4.723.157 Mulheres 5.116.279
Área Total(km2) 1.528 Densidade pop. 6439.42

Fonte: IBGE

Os jesuítas vieram a fundar a cidade de São Paulo em 1554 e sua força projetou-se na cultura e economia. É o motor do Brasil pela sua pujança, procurada por todos os tipos de pessoas para ali tentar sua sorte, propicia grandes facilidades de negócios, intercâmbios, cultura, e é o principal portão de entrada de visitantes estrangeiros, por via aérea. Não é à toa que hoje, as coisas aconteçam primeiro nesta cidade. Olhando pelo lado do Mercosul, favorece o turismo, negócios, eventos e está facilmente ligada às principais capitais do mundo. Os primeiros imigrantes, com vistas ao setor cafeeiro, chegaram no final do século 19, quando ocorreu o seu maior crescimento

O Vale do Anhangabaú, no centro, entre os Viadutos do Chá e Santa Ifigênia, está rodeado por grandes edifícios como Campus Universitário, Escola Municipal de Balé, Prefeitura, Teatro Municipal, o Conservatório Musical, entre outros. O Vale é como se dividisse o centro velho do novo. Seu nome é indígena, vem do tupi, que se traduz como água do mau espírito, talvez decorrente de atrocidades cometidas pelos bandeirantes, nas margens desse rio. Dentre os cartões postais é largamente encontrado. Também outros como o Monumento às Bandeiras, Sambódromo, Catedral da Sé (um dos cinco maiores templos góticos do mundo), Edifício Banespa e mesmo o centro de São Paulo.

Dentre outras atrações turísticas, podemos citar o Parque do Ibirapuera que foi planejado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em parceria com o famoso paisagista Roberto Burle Marx. Deveria ser um dos eventos da comemoração dos 400 anos de São Paulo, (badalado na época como "São Paulo Quatrocentão"), porém houve pequeno atraso mas foi inaugurado no mesmo ano. A Estação da Luz, conhecida oficialmente como São Paulo railway station, passou a funcionar, sendo aberta ao público, em 1901 e seu complexo arquitetônico foi tombado pelo (Condephaat). A avenida Paulista, principal elo de ligação da cidade, data do século XIX e foi das primeiras a ser pavimentada e arborizada. Nela encontramos o MASP, Casa das Rosas, teatros, cafés, centros culturais e comerciais. O prédio do Banespa, inspirado no famoso Empire State, levou 8 anos para ser construído, vindo a ser inaugurado pelo governador Ademar de Barros em 1947. Também o prédio Itália, linhas modernas, considerado o segundo maior da cidade, cujo terraço proporciona visão de 360º. Encontramos nele um teatro, clube Circolo Italiano e galeria no térreo. Como centros de exposições encontramos: Parque Anhembi, Ancham Business Center, Centro de Convenções Rebouças, Imigrantes, Fecomércio, Barra Funda, Center Norte, ITM, Transamérica e World Trade Center.

O sistema de transporte da cidade é servido por linhas de ônibus integradas ou não ao serviço do Metrô, com circulação em passarelas especiais. Uma infinidade de transporte de pequeno porte, táxis em profusão e porque não dizer, muita condução pirata. Entregas rápidas por motoboys é também de grande porte. À par disso tudo, encontramos o Metrô que atende largamente a cidade e se encontra em expansão, cujo serviço é considerado um dos melhores do mundo. Variadas linhas de turismo são encontradas na cidade.

A cidade sempre teve um ritmo de crescimento espantoso e acabou por se ligar a muitos muncípios limítrofes, se tornando a "grande São Paulo". Prefeito e governo agem dentro de suas competências mas é muito difícil conseguir superar todas as necessidades, onde volta e meia vemos os problemas com enchentes e a violência.

O seu comércio e indústria atende ao Brasil como um todo, pois qualquer procura de qualquer artigo ou serviço, quase sempre se lembra da região de São Paulo. As grandes firmas estão presentes na capital paulista, devido à facilidade de bons negócios, comunicações e oferta de mão de obra especializada.