SÃO JOÃO DE MERITI - RJ
Apresentação  Links   Hoteis em Sao joao de meriti   Fotos   Restaurantes


SÃO JOÃO DE MERITI
População 434.323 Homens 210.116 Mulheres 224.207
Área Total(km2) 35 Densidade pop. 12409.23

Fonte: IBGE

São João de Meriti é um município do estado do Rio de Janeiro e fica localizado na regiõa da Baixada Fluminense. Sua distância da capital é 35 km. Por ter uma alta densidade demográfica, Meriti ficou conhecido também como "O formigueiro das Américas" e hoje dados apontam que a sua densidade se tornou superior à de Cingapura, na Ásia.

Formada em sua maioria por zonas residenciais, o município tem apenas dois Centros Comerciais: Vilar do Teles, antigamente conhecido como a Capital do Jeans e onde está hoje localizado a Prefeitrura, e o Centro.

O crescimento acelerado, trouxe inúmeras consequências graves para o município, em relação ao planejamento e aplicações de políticas públicas. Não havia como planejar saneamentos, calçamento, atendimento em educação e outros problemas dentro do espaço urbano. Crescia aceleradamente as massas migratórias, que saíam do campo e se dirigiam às periferias urbanas, o chamado êxodo rural.

São João de Meriti se transformou em uma cidade dormitório. A cidade tem o maior percentual de área ocupada no Estado, com 91% do solo reservado a vias urbanas e moradias. Meriti tam mais de 20 favelas e alcançou a maiorias dos 55 morros e destruiu todos os remanescentes de mata atlântica. O policiamento é precário, tendo 1,1 policial para cada 1.000 habitantes.

A saúde no município ainda é precária e não consegue atender aos seus moradores, mas o governo do Estado está construindo uma obra de grande importância para a população, que é a primeira unidade hospitar. Em Meriti, se encontram também obras antigas e com relatos históricos como : a Igreja Santa Rita de Luziê, a Casa da Grota, a Fazenda dos Menezes , a bela praça Getúlio Vargas entre outras.