SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA - RJ
Apresentação   Praias  Links   Hoteis em Sao francisco de itabapoana   Fotos   Restaurantes


SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA
População 35.810 Homens 18.621 Mulheres 17.189
Área Total(km2) 1.118 Densidade pop. 32.03

Fonte: IBGE

O município de São Francisco de Itabapoana está localizado no estado do Rio de Janeiro, mais precisamente na mesorregião do Norte Fluminense, na microrregião de Campos dos Goytacazes. Esta cidade conta com uma população estimada de 50 mil habitantes. O acesso à essa cidade pode ser através de seu terminal hidroviário, ou ainda por rodovias, já que possui acesso pela Rodovia Niterói-Manilha (BR-101), passando por Campos dos Goytacazes, e passando pela RJ-224.

Os habitantes da cidade são cordiais, simples e hospitaleiros. Gostam de contar causos, contagiando a alma e alimentando a fantasia dos ouvintes. Um exemplo são as lendas sobre o mangue de Gargaú: contam que uma bela moça se afogou lá, e até hoje eles ouvem os murmúrios, surgindo a "Lenda da Moça Bonita".

Outro destaque são as lagoas; a Lagoa do Comércio é ideal para a pesca, já na dos Quiosques há passeios de caiaques e pedalinhos. Há ainda a Lagoa da Praia, ideal para esportes náuticos. Na Barra do Itabapoana, no outro lado do município, encontram-se casarões antigos às margens do rio. Durante o mês de julho acontece o Festival do Maracujá, evento mais tradicional do município.

Possui cerca de 60 km de lindas praias, todas com temperatura amena e ondas tranqüilas. Também são recomendadas para cura de doenças com suas areias medicinais. Outros atrativos naturais, proporcionam variados cenários aos visitantes. Ao sul estão as praias urbanizadas com boa infra-estrututa e ampla rede de hotéis e pousadas; Santa Clara, Guaxindiba, Gargaú, Sonhos, Sossego e Barra do Itabapoana são as mais movimentadas e concentram a programação do verão.

Outro atrativo são as Ilhas de Lima, do Peçanha e da Convivência, localizadas na foz do Paraíba. Tais ilhas são ótimos atrativos para o turismo ecológico.