SÃO FIDÉLIS - RJ
Apresentação  Links   Hoteis em Sao fidelis   Fotos   Restaurantes


SÃO FIDÉLIS
População 36.534 Homens 18.146 Mulheres 18.388
Área Total(km2) 1.031 Densidade pop. 35.44

Fonte: IBGE

São Fidélis, também é conhecida como Cidade Poema devido ao seu grande número de poetas, é um município do Rio de Janeiro, situado na mesorregião do Norte Fluminense e microrregião de Campos dos Goytacazes. A cidade faz fronteira com Capos, além de outros 4 municípios. São Fidélis possui um relevo bastante movimentado, com poucas planícies, localizado na encosta da Serra do Mar. Seu clima é caracterizado como tropical quente e úmido, com chuvas concentradas durante a primavera e o verão. Este município é cortado por 3 rios, além de vários riachos, mas, sem dúvida, o principal deles é o Paraíba do Sul, rio que é de grande importância (principalmente econômica) para todo o estado.

Sua economia possui representação em todos setores, contando com pecuária, agricultura, indústria, comércio, cooperativas e colônia de pescadores. Porém é baseada no cultivo da cana-de-açúcar e na agropecuária bovina (leiteira e de corte). Na agricultura, São Fidélis se caracteriza pela policultura, sendo suas principais culturas a de cana-de-açúcar, arroz, milho, banana, algodão e goiaba. Apresenta ainda potencial para fruticultura, olericultura, floricultura e silvicultura.

Culturalmente, abriga a Academia Fidelense de Letras, músicos, artistas plásticos, artesões e grupos de teatro. Como não poderia ser diferente, a Cidade Poema, apresenta seu Festival de Poesia Falada, que ocorre todos os anos.

Os atrativos turísticos também estão presentes, contando com construções históricas, culturais, e ecológicas. Entre elas, merecem destaque o Mercado Municipal, os Quiosques, Igrejas, monumentos, praças, fazendas, Serra do Sapateiro, Serra Peito de Moça, além de outras serras, cachoeiras e muito mais. Há ainda os eventos locais, como a Expo Agropecuária, Concurso de Som, Baile das Corajosas, Festa de São Fidélis, Procissões, Festas da Lagosta e o Festival das Estações.