Santana do Ipanema é a principal cidade do sertão alagoano, na sua micro-região e meso-região Sertão Alagoano; estando situada a aproximadamente 207 km de distância da capital estando a 250 m acima do nível do mar. Com criação datada do ano de 1875, a cidade cresceu bastante, contando, hoje, com uma população estimada em cerca de 50 mil habitantes.

O principal recurso hídrico de Santana do Ipanema é o rio Ipanema, que tem sua nascente em Pernambuco e foz na Barra do Ipanema, formada pelo Rio São Francisco. Outras fontes de água são o rio Camuxinga, os riachos Grande e do Bode, as lagoas Grande e João Gomes e o açude do Bode.

A atual Santana do Ipanema, até o fim do século XVII, era um insignificante arraial. Nessa época, chegou à região um missionário que, em pouco tempo conseguiu, implantar os preceitos do cristianismo e princípios de civilização, e também construir uma igreja.

Com a chegada, dos irmãos Martins e Pedro Vieira Rego, interessados nas terras devolutas para desenvolvimento da agricultura e pecuária, resolveram pleitear uma sesmaria, e como eram trabalhadores, prosperaram. Novas fazendas foram sendo organizadas e entregues aos filhos e filhas de Martins. A freguesia foi criada em 1836, em 1875, tornou-se vila e foi desmembrada de Traipú, e em 1921, foi elevada à categoria de cidade.

A cultura da cidade é muito rica e variada, desde o artesanato e culinária típica às tradicionais festas. Entre elas, destacam-se o novenário à padroeira Nossa Senhora Sant´Ana e a Festa da Juventude, uma das maiores festas jovens do estado. Além dessas temos a Festa de São Cristovão, os Festejos Juninos, o Encontro de Carros de Bois e a Exposição Agropecuária.