A cidade de Ribeirão encontra-se no estado de Pernambuco, a cerca de 86 km da capital do estado, pertencendo à Zona da Mata do Sul de Pernambuco. Faz fronteira com as cidades de Cortês, Barreiros, Gameleira, Recife e Maceió.

Sua economia cresceu com o plantio da cana-de-açúcar, e ainda hoje se sustenta baseada nesse produto. Devido ao seu grande potencial agrícola em torno da cana-de-açúcar, Ribeirão recebeu o apelido de “ Princesa dos Canaviais”. Sua produção foi, por muito tempo, uma das maiores fontes de riquesa de Pernambuco.

Históricamente, a expansão de Ribeirão foi demorada, por estar localizada em terras particulares. Com o tempo, foi crescendo e desenvolvendo-se à base da cana-de-açúcar, até que foi construída a Usina de Açúcar. A povoação foi aumentando, a infra-estrutura começou a ser implantada e comerciantes também foram atraídos a Ribeirão.

Todo seu desenvolvimento se deu devido ao desempenho nessa atividade. Foi assim que Ribeirão cresceu evoluiu, passando à Vila, Distrito e, finalmente, emancipou-se, tornando-se cidade.