PORTO FERREIRA - SP
Apresentação  Links   Hoteis em Porto ferreira   Fotos   Restaurantes


PORTO FERREIRA
População 43.893 Homens 21.985 Mulheres 21.908
Área Total(km2) 245 Densidade pop. 179.16

Fonte: IBGE

Porto Ferreira tem a sua origem no ano de 1860, com a travessia de balsa pelo rio Mogi Guaçu. As balsas faziam a travessia de uma margem à outra sob o comando do balseiro João Ferreira, e levavam mercadorias e passageiros. Essas balsas atracavam no porto fluvial, conhecido como Porto João Ferreira, em homenagem ao balseiro, que mais tarde emprestou seu nome a cidade.

A chegada da estrada de ferro à região em 1880, pela Companhia Paulista de Vias Férreas e Fluviais, tinha como objetivo atravessar o Rio Mogi Guaçu em direção à região de Ribeirão Preto, para o transporte do café. Devido a algumas circunstâncias, a companhia resolveu chegar a Ribeirão Preto através da navegação fluvial pelo Rio Mogi Guaçu, até o seu encontro com o Rio Pardo. Isso fez com que Porto Ferreira se tornasse um importante posto hidro-ferroviário, e assim começou a crescer e atrair pessoas para morarem na cidade.

A Igreja Matriz de São Sebastião tem um grande valor para a cidade de Porto Ferreira. A Igreja localiza-se na Praça Cornélio Procópio e toda a pintura da parede frontal, com cenas da vida de São Sebastião, feitas no ano de 1962, pelo pintor italiano Antônio Maria Nardi.

A cidade tem também como pontos turísticos, o Museu Histórico Pedagógico Professor Lourenço Filho que está instalado no antigo prédio em que abrigava a cadeia pública e a delegacia; e a Mata do Procópio um Parque Estadual que possui 611 hectares de mata nativa.

Porto Ferreira está situado no estado de São Paulo a aproximadamente 230 km da capital paulista. O município possui 240 km² e uma temperatura média anual de 21°C, e está às margens do Rio Mogi Guaçu.