PAÇO DO LUMIAR - MA
Apresentação   Praias  Links   Hoteis em Paco do lumiar   Fotos   Restaurantes


PAÇO DO LUMIAR
População 55.729 Homens 26.719 Mulheres 29.010
Área Total(km2) 121 Densidade pop. 460.57

Fonte: IBGE

Paço do Lumiar é um pequeno município dentro da ilha de São Luís onde foi instalada uma das primeiras missões da Companhia de Jesus. A cidade, antiga Anindiba dos indígenas, foi fundada pelo padre Luís Figueira e entrou para história como uma das mais antigas localidades do Maranhão e conta hoje com cerca de 100 mil habitantes. Recentemente criada pelo desmembramento de São José de Ribamar, Paço do Lumiar ainda é pouco desenvolvida, caracterizada por ser uma cidade dormitório, já que a maioria dos seus habitantes trabalham em São Luís.

O município de Paço do Lumiar conta com duas ilhas (Ilha de Tamembela e Ilha de Anuju) e duas praias (Praia do Meio e Olho de Porco). A Praia do Meio é bastante freqüentada pelos praticantes de Jet Ski, ultraleve e de esportes a vela; a Olho de Porco é um local aprazível e preferida para a pesca.

A sede do município é uma área pacata, típica de interior. A cidade possui grandes áreas verdes ainda não ocupadas por atividades humanas. Os principais pontos turístico-históricos são as igrejas (Igreja de Nossa Senhora da Luz, construída pelos jesuítas), sítios arqueológicos, arte e artesanato (peças em renda, bordados, aplicações em tecidos, cestos de palha, cerâmica, entre outros).

As manifestações populares são representadas principalmente pelo Bumba-meu-boi, Tambor de Crioula, Tambor de Mina e a Festa do Divino Espírito Santo, além do Festival do Coco d'Água Iguaíba.

O município vive hoje de atividades primarias como a fruticultura e a pesca de peixe e camarão.