MORENO - PE
Apresentação  Links   Hoteis em Moreno   Fotos   Restaurantes


MORENO
População 39.962 Homens 19.682 Mulheres 20.280
Área Total(km2) 192 Densidade pop. 208.14

Fonte: IBGE

Moreno tem sua origem no século XVII, no ano de 1616, porém sua emancipação só se deu cerca de três séculos mais tarde, no ano de 1928, com a implantação da Indústria Têxtil Societé Cotoniere Belge Bresiliene. Assim, sua ocupação ocorreu com base na economia açucareira e têxtil, refletindo na formação desta sociedade em todos os aspectos.

Atualmente, a cidade de Moreno localiza-se no estado de Pernambuco, a 28 km da capital, com acesso a partir da BR-232 e PE-07. Sua altitude média é de quase 100 m, e sua população está estimada em, aproximadamente, 60 mil habitantes.

Como citado acima, a economia de Moreno teve sua origem na cultura canavieira e na indústria têxtil, mas hoje há outros setores também em evidência, como a agropecuária, comércio e serviços. Na agricultura, há destaque para a cana-de-açúcar, coco, banana, inhame, mandioca, acerola e maracujá.

Seu setor turístico também tem sido incrementado e aparece como alternativa ao desenvolvimento econômico do município. Na cidade é possível resgatar a história do Estado através das suas construções; são 39 engenhos que contam a história da ascensão e decadência da cultura canavieira.

O período têxtil também é caracterizado na arquitetura da Vila Operária, Estação Ferroviária, do Mercado Público e da Prefeitura. Tais obras identificam o período de sua industrialização.