JABOATÃO DOS GUARARAPES - PE
Apresentação   Praias  Links   Hoteis em Jaboatao dos guararapes   Fotos   Restaurantes


JABOATÃO DOS GUARARAPES
População 529.966 Homens 254.259 Mulheres 275.707
Área Total(km2) 257 Densidade pop. 2062.12

Fonte: IBGE

Localizada em uma posição de privilégio, Jaboatão dos Guararapes, fica bem próxima ao Recife, e faz divisas com as cidades de São Lourenço da Mata, Cabo do Santo Agostinho e Moreno. Se tornando assim, uma das mais importantes da Região Metropolitana.

Seu povoado teve origem em 1593, por Bento Luiz de Figueroa, proprietário do Engenho São João Batista, mas somente em 1884 que foi categorizado cidade e tornando-se assim, um município autônomo em 1982. Jaboatão leva em sua história uma grande resistência dos dominadores holandeses durante batalhas e as marcas da sua vitória com a expulsão dos invasores.

O Jaboatão ficou conhecido também como "moscouzinho", por ser o primeiro município brasileiro a eleger um prefeito comunista. O nome da cidade foi de origem indígena "Yapoatan", que se refere a uma árvore comum na região, usada na fabricação de mastros de embarcações. Todos os anos, no dia 4 de maio, comemora-se sua emancipação política.

A cidade é o segundo município em importância do Grande Recife e é dividida em três distritos: Jaboatão Centro, Cavaleiro e Prazeres. Obteve um alto índice de crescimento nos últimos anos. O turismo é um fator econômico bastante expressivo na cidade que é considerada o Berço da Pátria, além de possuir infra-estrutura completa para os seus turistas como hotéis, restaurantes e shopping center, além de pólos de animação noturna e marinas.

Jaboatão conta também com um Pólo Náutico com mais de dez marinas, onde os visitantes desfrutam do sossego e da beleza. Dentre os eventos realizados no Município, destaca-se a Festa da Pitomba, um evento trissecular, sempre acontecendo na primeira segunda-feira após a Páscoa.