ITAPERUNA - RJ
Apresentação  Links   Hoteis em Itaperuna   Fotos   Restaurantes


ITAPERUNA
População 82.650 Homens 40.455 Mulheres 42.195
Área Total(km2) 1.108 Densidade pop. 74.59

Fonte: IBGE

Itaperuna foi desbravada por José de Lannes Dantas Brandão, aproximadamente em 1829. Ao se estabelecer em 1834 na região, ficou denominada Porto Alegre. Em 1885, a freguesia de Nossa Senhora da Natividade de Carangola (um dos primeiros nomes da cidade) elevou-se à categoria de Vila de Itaperuna, levando este nome por ser passagem para a Pedra do Elefante, localizada em Carangola, estado de Minas Gerais. Dois anos depois, foi criada a freguesia de São José do Avaí, nome em homenagem às Armas Brasileiras na Guerra do Paraguai.

Apenas em 6 de dezembro de 1889, São José foi transformada em município de Itaperuna, sendo criada sua comarca. A cultura cafeeira teve grande destaque na economia da cidade por mais de 40 anos, tornando-se em 1927 a maior produtora nacional. A origem do nome Itaperuna vem das tribos indígenas tupi guarani que habitavam a região e significa "Caminho da Pedra Preta".

O município está numa localização privilegiada, distante apenas oito horas de quatro capitais do estado, muito próximas das cidades históricas de Minas, do litoral e da serra fluminense. Itaperuna possui muitos lugares ideais para a visitação turística.

A cidade se encontra entre vales. É conhecida pelo seu clima mais quente em relação às cidades mais próximas, como Natividade, Lage do Muriaé e Bom Jesus do Itabapoana.

É impossível andar pelas ruas da cidade sem ver o belíssimo Cristo Redentor. Situado no ponto mais alto do perímetro urbano. O monumento que possui vinte metros de altura, é considerado a segunda maior estátua do Cristo Redentor do Brasil. Ele foi inaugurado em 1966, durante as comemorações do aniversário do município.

A cidade também é bastante conhecida pelas suas festas de louvor aos santos, que costumam reunir centenas de fiéis e visitantes em suas capelas e igrejas espalhadas no município. As três paróquias católicas têm como padroeiro São Benedito, São José do Avahy e Nossa Senhora de Fátima. Mas o auge das festas religiosas acontecem no mês de junho. As festas juninas também são ótima opção para quem deseja conhecer e se divertir na cidade.