ITACOATIARA - AM
Apresentação  Links   Hoteis em Itacoatiara   Fotos   Restaurantes


ITACOATIARA
População 64.937 Homens 33.305 Mulheres 31.632
Área Total(km2) 8.949 Densidade pop. 7.26

Fonte: IBGE

Itacoatiara, significa "Pedra Pintada". É uma cidade que se situa no estado do Amazonas, e está distante 266 km de Manaus, sua capital. A cidade tem como limites: ao norte, Silves e Itapiranga; ao sul, Nova Olinda do Norte e Autazes; à leste, Urucurituba, Boa Vista de Ramos e Maués; e à oeste, Manaus e Rio Preto da Eva. Sua área é de 8.949,2Km2, onde a população é de mais de 65 mil habitantes e o clima é quente e úmido. Os solos característicos são argilosos, humosos, aluviais e arenosos.

O início de sua povoação se deu pelos índios Muras, Juris, Abacaxis, Anicorés, Aponariás, Cumaxiás, Barés, Jumas, Juquis, Pariguais e Terás. E no século XVIII, o jesuíta Frei João da Silva fundou o primeiro povoamento, porém devido a ataques dos índios Murais, Itacoatiara mudou sua sede 5 vezes. Somente em 1757, a aldeia se transferiu para onde hoje se situa a cidade, na margem esquerda do rio Amazonas, nas proximidades da foz do Rio Madeira. Nesta época, o povoado era chamado de Vila de Serpa.

Alguns fatos históricos do Brasil marcaram Itacoatiara, como por exemplo a revolta da Cabanagem e um combate naval que aconteceu em 24 de agosto de 1932, no Rio Amazonas, bem defronte à cidade.

A criação do município em 1857, fez com que a cidade voltasse a ser Vila de Serpa e mais tarde passou a chamar-se Vila de Nossa Senhora do Rosário de Serpa e, finalmente, o nome de Itacoatiara foi instituído em 25 de abril de 1874.